60 anos do Colégio Castelinho de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

60 anos do Colégio Castelinho de Lajeado

O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) iniciou suas atividades em 26 de abril de 1965, com 70 alunos e oito professores. Na época, era chamado de Ginásio Estadual de Lajeado e funcionava nas dependências da Escola Estadual Fernandes Vieira, na rua João Abott. A criação oficial do Castelinho, no entanto, só aconteceu em agosto de 1965, pelo decreto de nº 17.435.

No ano de 1968, foi transformado em Ginásio Orientado para o Trabalho, com cursos profissionalizantes. Nesse período, já contava com 600 alunos e o espaço no Fernandes ficou pequeno. Assim, em 1969, a escola se mudou em definitivo para o prédio do antigo Colégio São José, ao lado da Igreja Matriz, e passou a receber 2,5 mil alunos.

Foi nesse ano também que o Castelinho passou a se chamar Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em homenagem ao primeiro presidente do Regime Militar, Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele tinha morrido em 1967 em um acidente de avião. O apelido “Castelinho” surgiu depois, a partir do logotipo da escola, que representa um castelo.

A construção do prédio atual do Castelinho iniciou em 1959

No mesmo período em que o Castelinho passou a funcionar no prédio da rua Bento Gonçalves, no 3º piso, iniciou o curso de Letras da Associação Pró-Ensino Universitário no Alto Taquari (Apeuat). Essa instituição deu origem à Univates.

Entre os fundadores do Castelinho estavam: Ney Santos Arruda, Albano Wagner, Hedy Maria Rockenbach, Lília Suzana Müller Pinto, Sônia Kasper Faillace, Astrida Melânia Diesel, Leopoldo Pedro Feldens, Lúcia Fischer Klöckner e Maria Olemira Parisotto.

O prédio da escola foi originalmente construído para o Colégio São José, dos Irmãos Maristas

O Castelinho está instalado ao lado da Igreja Matriz desde 1969

Há 50 anos…
AABB Lajeado vencia campeonato

Pela primeira vez em sete anos, a Associação Atlética do Banco do Brasil de Lajeado conquistava o título do 8º Campeonato Abebeano de Futebol de Salão do Vale do Taquari (Cafsvat). Participavam entidades de Encantado, Estrela, Farroupilha, Rio Pardo, São Jerônimo, Taquari e Venâncio Aires.

Em 1975, o campeonato ocorreu em Taquari. Além do título de campeão, a AABB de Lajeado recebeu duas medalhas, de goleiro menos vazado, com Germano Gartner, e a de maior goleador, com Alvaro Sulzbach. Uma carreata tomou conta das ruas da cidade para comemorar.

Sábado é

  • Dia do Goleiro
  • Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl
  • Dia do Juiz Trabalhista
  • Dia Mundial da Medicina Veterinária

Santo do dia: São Cleto

Domingo é

  • Dia da Empregada Doméstica
  • Dia Mundial do Design Gráfico
  • Dia do Engraxate
  • Dia do Código Morse

Santo do dia: São Simeão

Acompanhe
nossas
redes sociais