Projeto aborda saúde mental nas escolas

IMIGRANTE

Projeto aborda saúde mental nas escolas

As ações acontecem por meio de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e atividades práticas, com linguagem adequada para cada faixa etária e com foco na participação ativa dos alunos

Projeto aborda saúde mental nas escolas
O programa envolverá de forma integrada as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação
Imigrante

Estudantes das escolas de Imigrante estão vivem uma semana de aprendizado e reflexão sobre saúde e bem-estar. A Semana da Saúde na Escola, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a rede de ensino, integra o Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, e oferece aos alunos a oportunidade de aprender, de forma leve e interativa, sobre temas essenciais para avida dentro e fora da escola.

Desde o início de abril, profissionais da saúde do município visitam as escolas para dialogar com os estudantes sobre assuntos como saúde bucal, sexualidade, saúde mental, ansiedade e bullying. As ações acontecem por meio de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e atividades
práticas, com linguagem adequada para cada faixa etária e com foco na participação ativa dos alunos.

“A gente percebe o quanto essas ações fazem diferença. As crianças são esponjinhas que absorvem todo o conteúdo que levamos. É muito gratificante, como profissional, entrar nas escolas e ver o interesse dos alunos. É um momento muito sério, mas também muito descontraído, com muita troca”, conta a enfermeira coordenadora do projeto, Viviane Franz Stevens.

Um dos focos centrais desta edição é a saúde mental, com destaque para a prevenção ao bullying e o enfrentamento da ansiedade — dois temas cada vez mais presentes no cotidiano escolar. As conversas têm sido conduzidas de forma acolhedora, com espaço para escuta, expressão de sentimentos e orientação.

As atividades ocorrem em duas escolas de Ensino Fundamental, além das Escolas de Educação Infantil. Mais de 350 alunos participam das propostas, que fortalecem o vínculo entre saúde e educação. “Essa é uma oportunidade valiosa para que as crianças e adolescentes aprendam mais sobre autocuidado, respeito e empatia. São aprendizados que levam para a vida”, destaca a coordenação da ação.

  • EMEF Arco Íris 245 estudantes pré-escola, anos iniciais e anos finais
  • EMEF Santo Antônio 135 estudantes pré-escola, anos iniciais e anos finais
  • EMEIs 80 crianças

Acompanhe
nossas
redes sociais