O martírio do jesuíta Cristóvão de Mendoza y Orellana ocorreu em 1635, quando foi assassinado no Morro dos Cavalos, em Paverama. O corpo foi enterrado em Vera Cruz. Mendoza ficou conhecido como o responsável por introduzir o cavalo e o gado ao Rio Grande do Sul, e por isso é considerado um símbolo para o tradicionalismo gaúcho.
Há 20 anos, o Estado comemorava os 370 anos do tradicionalismo. O lançamento do livro Raízes do Tradicionalismo Gaúcho, de Emiliano Limberger, marcava as celebrações, além de uma cavalgada O trajeto de 90 quilômetros saía de Vera Cruz e seguia por Venâncio Aires, Lajeado, Fazenda Vilanova até Paverama.
Enquanto isso…
Crise no Equador – Em meio aos protestos contra o governo equatoriano, o Congresso do Equador destituiu da Presidência Lucio Gutiérrez, que pediu asilo ao Brasil. Ele foi tirado às escondidas da embaixada de Quito e transportado até Brasília em um voo da Força Aérea Brasileira, junto da esposa e da filha. Gutiérrez era o terceiro presidente deposto desde 1997. Na época, os manifestantes queriam novas eleições e uma reestruturação do governo, com a instalação de uma assembleia nacional popular.
Intriga entre Estrela e ex-governador
Há 50 anos, o então prefeito de Estrela, Gabriel Mallmann, estava incomodado com o ex-governador do Rio Grande do Sul, Euclides Triches. Dois dias antes de deixar a chefia do Estado, em março de 1975, despachou um requerimento favorável à prefeitura de Bom Retiro do Sul. O documento transferiu para o município o retorno do imposto proveniente do Frigorífico Rochedo.
Na época, o frigorífico ficava no território de Estrela, mas o capital social era de Bom Retiro. Com a transferência, a Estrela perdia mais de 300 mil cruzeiros de ICM. Na época, Mallmann lamentava que o ex-governador tivesse recebido o título de Cidadão Estrelense e acusava que o ato era uma jogada política, já que Triches era da Arena, enquanto Gabriel era do MDB.
Hoje é
- Dia da Contabilidade
- Dia Mundial da Luta contra a Malária
- Dia do DNA
- Dia Mundial do Pinguim