“Ciências Humanas e Sociais em Transformação: Identidades, Educação e os Futuros” será o tema do Encontro Nacional da Rede Sinodal, que inicia nesta sexta-feira, 25, em Lajeado. Neste ano, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (GA) é o anfitrião do evento, que ocorre no Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A programação se estende até sábado, 26, e são aguardados 120 educadores de diferentes estados brasileiros para dialogar sobre os desafios contemporâneos da docência e as transformações nas áreas das ciências humanas.
As atividades começam às 8h15min com o coffee e credenciamento. Na sequência, o professor Tiago Weizenmann conduz a palestra “O Futuro das Ciências Humanas e Sociais: Reflexões Sobre Identidade e Educação”. À tarde, a professora Luciana Turatti aborda a contribuição das humanidades frente às crises climáticas e humanitárias.
Também haverá oficinas que exploram temas como protagonismo estudantil, competências socioemocionais, identidade e território, ensino em tempos de mudança e projetos de vida. As atividades são conduzidas por professores e estudantes do GA e profissionais convidados. O dia se encerra com uma apresentação cultural noturna.
No sábado, na parte da manhã haverá a palestra da professora Márcia Volkmer, intitulada “Educar Para Humanizar: Os Desafios da Docência Contemporânea”, seguida por mais um momento de reflexão coletiva com a atividade “Bagagem Pedagógica: O que carregamos desta jornada?”. O evento encerra ao meio-dia.
Para a direção do GA, o evento também reafirma o compromisso da Rede Sinodal de Educação com a formação continuada de seus educadores e a construção de uma escola mais crítica, sensível e conectada aos desafios. A programação é voltada somente às escolas da Rede, mediante inscrição prévia.