O cenário econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil, além de pautas internacionais, dominaram os debates do painel econômico do III Congresso de Negócios da CDL Taquari/Tabaí, realizado ontem. Empresários e lideranças participaram de palestras e momentos de networking. Um dos principais pontos destacados foi a importância do associativismo e do cooperativismo na economia regional.
A saída de capital humano do Estado, a escassez de mão de obra e os impactos do varejo foram temas levantados por painelistas como Simone Leite (Federasul) e Vilson Noer (FAGV). A economista Giane Guerra alertou para o uso de movimentações em casas de apostas como critério bancário para concessão de crédito. A taxa Selic também preocupou: Patrícia Palermo e Eleonora de Oliveira projetam 15%, inclusive podendo ultrapassar, com redução apenas em 2026. O encontro reafirmou a necessidade de diálogo para entender e enfrentar os desafios da economia, pensando no desenvolvimento regional, com foco no empreendedorismo e gestão. O congresso chegou a sua 3ª edição coroado de êxito, reunindo mais de 350 pessoas no clube Ratatec.
Estrela busca melhorar ambiente de negócios com foco em compras públicas
Estrela aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RS, com o objetivo de qualificar o ambiente de negócios local. Um dos focos é o eixo de compras governamentais, considerado estratégico pela Cacis. Para embasar ações futuras, está sendo realizada uma pesquisa com fornecedores e não fornecedores do município.
O objetivo é obter um diagnóstico que permita ampliar a participação de micro e pequenas empresas nas licitações públicas e tornar os processos mais acessíveis e transparentes, fortalecendo a economia local.
Jovens mulheres usam IA para organizar finanças
Pesquisa da Serasa destaca o uso crescente da inteligência artificial por jovens mulheres na gestão financeira. O levantamento, realizado com 1.666 brasileiras da Geração Z, revela que 24% usam IA para organizar gastos, 15% para gerar renda extra e 11% para direcionar investimentos.
Apesar do avanço, a confiança ainda é um entrave: apenas 27% das entrevistadas até 29 anos confiam na tecnologia para gerir suas finanças, ante 34% dos homens. “Faltam referências e incentivo”, aponta Lia Bandeira, líder de IA da Serasa. Mesmo com os desafios, 48% das mulheres enxergam a IA como aliada no futuro, reforçando a importância da educação digital e do acesso à informação para ampliar a presença feminina no setor.
RÁPIDAS
- Contas públicas – A dívida pública brasileira já ultrapassa R$ 9 trilhões, o que equivale a 76,2% do PIB, segundo o Banco Central. Com juros altos e dificuldade de ajuste fiscal, a projeção do mercado é que o valor atinja R$ 10 trilhões até o fim do atual governo.
- Fraude no INSS – A CGU anunciou a suspensão de todos os acordos do INSS com sindicatos, para barrar descontos indevidos nos benefícios. Segundo o ministro Vinicius Carvalho, parte dos valores será restituída já na próxima folha, com recursos retidos que seriam destinados às entidades.
Frase do dia
“A maioria dessas pessoas não tinha autorizado esses descontos, que eram em sua maioria fraudados, em função de falsificação de assinaturas.”