Bom Retiro do Sul suspende edital de concurso público

TEMPORÁRIO

Bom Retiro do Sul suspende edital de concurso público

Paralisação das inscrições foi determinada pela Justiça após questionamentos sobre a contratação da empresa responsável pelo certame

Bom Retiro do Sul suspende edital de concurso público
Cargos eram relacionados à Secretaria de Educação do município (foto: divulgação)
Bom Retiro do Sul

O prefeito Celso Pazuch divulgou nesta semana nota para esclarecer os motivos que levaram à suspensão temporária do concurso público voltado à área da Educação no município. A paralisação das inscrições foi determinada pela Justiça após questionamentos sobre a contratação da empresa responsável pelo certame, a Fundatec.

Segundo o prefeito, o contrato junto à empresa foi firmado em 30 de outubro de 2024, ainda sob a gestão do ex-prefeito Edmilson Busatto. O valor pago à empresa foi de R$ 69,7 mil. No entanto, outras empresas especializadas haviam apresentado propostas significativamente menores, com orçamento de R$ 9,6 mil.

A diferença entre os valores levou a empresa Legalle a ingressar com uma ação judicial, para solicitar a anulação do concurso. Em dezembro, a prefeitura chegou a apresentar uma justificativa à Justiça para a escolha da Fundatec. Contudo, a argumentação foi considerada insuficiente.

Diante da inconsistência nos fundamentos da contratação, a Justiça decidiu suspender o processo seletivo até que a situação seja esclarecida. “Nosso governo não participou da escolha da empresa. Essa decisão foi da antiga Secretaria de Educação, e o contrato foi assinado pelo ex-prefeito. O que nos cabe agora é cumprir a determinação judicial e buscar uma solução segura para todos os envolvidos”, afirma Pazuch.

O prefeito reforçou que todos os valores pagos até o momento estão garantidos e que nenhum candidato terá prejuízo financeiro. “Vamos resolver essa situação com responsabilidade e asseguro que teremos concurso público. Esse é um compromisso com os profissionais da
educação”, declara.

Pazuch também reitera que a gestão tem como prioridade a valorização da educação e dos servidores públicos. Caso seja deferido o cancelamento do certame, a expectativa da administração municipal é elabora um novo edital ainda neste ano, após análise das necessidades de vagas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais