Obras do Caminho da Fé e Devoção avançam após adiamento nas cheias

RELVADO

Obras do Caminho da Fé e Devoção avançam após adiamento nas cheias

Trecho turístico e religioso de um quilômetro será concluído até outubro e contará com capitéis

Obras do Caminho da Fé e Devoção avançam após adiamento nas cheias
Na primeira etapa serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades. (Fotos: Matheus Laste)
Relvado

O andamento das obras segue em ritmo constante com previsão de conclusão até outubro. O roteiro turístico “Caminho da Fé e Devoção” será um trecho de um quilômetro que é construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro de 2023, o início dessa obra foi adiado para maio de 2024, para coincidir com o aniversário do município.

Naquele mês a tragédia climática acometeu o município e gerou mais de R$ 30 milhões em prejuízos, assim postergando o início das obras até recentemente. As enchentes históricas também obrigaram uma revisão do projeto para readequar os locais atingidos por deslizamentos e erosão do solo (provocado pelo arroio que passa ao lado de parte do caminho).

A proposta original é transformar o local em um espaço de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais sete serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio do município.

Presidente da associação Caminho da Fé, Odete Araldi, e o padre Nelson Beurem na entrada do Caminho

“Após a conclusão vem a próxima etapa: o reestabelecimento da Gruta. Não temos uma data certa para a finalização completa já que é uma obra a céu aberto e depende do tempo para o andamento dos trabalhos. Antes do final do ano ela estará pronta e será mais um local de visitação, de cunho religioso, um braço pequeno do Cristo Protetor, de certa forma”, conta Odete Araldi, presidente da associação Caminho da Fé, responsável pelo roteiro.

A infraestrutura que compreende pórtico, pavimentação, mobiliário, iluminação e paisagismo será realizada com recursos do convênio estadual e próprios do município. Já a aquisição dos capitéis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.

O projeto foi reestruturado após a força da água ter alterado parte da natureza ao redor do trecho

Revitalização da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Segundo o padre Nelson Beurem, foi surpreendente observar que a força da água praticamente destruiu o espaço. “A Defesa Civil embargou o local, principalmente o ponto onde se situava a imagem de Nossa Senhora, mas não queremos perder esse ambiente e o que ele significa. A prefeitura também está interessada em ajudar para que retomemos o espaço para a inauguração do Caminho da Fé”, revela. A diocese responsável pelo local está em processo de fazer um comodato, uma cedência do espaço por alguns anos, para o governo municipal realizar uma revitalização da gruta.

Acompanhe
nossas
redes sociais