O andamento das obras segue em ritmo constante com previsão de conclusão até outubro. O roteiro turístico “Caminho da Fé e Devoção” será um trecho de um quilômetro que é construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro de 2023, o início dessa obra foi adiado para maio de 2024, para coincidir com o aniversário do município.
Naquele mês a tragédia climática acometeu o município e gerou mais de R$ 30 milhões em prejuízos, assim postergando o início das obras até recentemente. As enchentes históricas também obrigaram uma revisão do projeto para readequar os locais atingidos por deslizamentos e erosão do solo (provocado pelo arroio que passa ao lado de parte do caminho).
A proposta original é transformar o local em um espaço de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais sete serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio do município.
“Após a conclusão vem a próxima etapa: o reestabelecimento da Gruta. Não temos uma data certa para a finalização completa já que é uma obra a céu aberto e depende do tempo para o andamento dos trabalhos. Antes do final do ano ela estará pronta e será mais um local de visitação, de cunho religioso, um braço pequeno do Cristo Protetor, de certa forma”, conta Odete Araldi, presidente da associação Caminho da Fé, responsável pelo roteiro.
A infraestrutura que compreende pórtico, pavimentação, mobiliário, iluminação e paisagismo será realizada com recursos do convênio estadual e próprios do município. Já a aquisição dos capitéis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.
Revitalização da Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Segundo o padre Nelson Beurem, foi surpreendente observar que a força da água praticamente destruiu o espaço. “A Defesa Civil embargou o local, principalmente o ponto onde se situava a imagem de Nossa Senhora, mas não queremos perder esse ambiente e o que ele significa. A prefeitura também está interessada em ajudar para que retomemos o espaço para a inauguração do Caminho da Fé”, revela. A diocese responsável pelo local está em processo de fazer um comodato, uma cedência do espaço por alguns anos, para o governo municipal realizar uma revitalização da gruta.