Com a esperança de diminuir os erros defensivos, ganhar competitividade e entregar um bom trabalho já no curto prazo, começa na noite de hoje a segunda era Mano Menezes no comando do Grêmio. O treinador retorna à casamata tricolor 18 anos após o fim da primeira passagem. O primeiro desafio é fora de casa, pela Copa Sul-Americana. Às 19h, o Grêmio enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. A Rádio A Hora transmite o confronto.
Mano Menezes teve apenas duas atividades com a equipe antes da estreia e elas mostram algumas diferenças em relação às atividades comandadas por Gustavo Quinteros. Iniciando sua segunda passagem no Grêmio, o treinador já tem dado algumas pistas de como deve conduzir o trabalho.
As duas primeiras sessões de treinamento tiveram atenção especial ao sistema defensivo e à intensidade da equipe. A ideia é manter a competitividade e a compactação apresentadas pela equipe no Gre-Nal.
No ambiente gremista, Mano é descrito como um técnico bastante trabalhador e atento aos detalhes táticos. Desde as primeiras horas de trabalho o treinador tem feito um trabalho intensivo para mapear os principais problemas e possíveis soluções da equipe.
Para isso, tem contado com a colaboração dos membros da comissão permanente do clube. O auxiliar James Freitas e o preparador físico Rogério Dias têm sido fundamentais para ajudar na adaptação rápida da nova comissão técnica.
Em termos de escalação, Mano não deve fazer muitas alterações para o confronto diante do Godoy Cruz. A tendência é que ocorram apenas as alterações obrigatórias na defesa.