Um dos pontos com maior histórico de acidentes de trânsito no Centro de Lajeado fica nas proximidades da entrada principal ao Parque dos Dick, entre as ruas João Abott e Santos Filho, próximo ainda do espaço onde ocorre a feira do produtor. O fluxo intenso e o número de colisões entre veículos é a razão de um investimento do município em uma rotatória para acomodar o trânsito no local.
LOCAL SOFRE COM ACIDENTES:
- Acidente entre cinco veículos deixa quatro feridos em Lajeado
- Motociclista sofre ferimentos em acidente no Centro de Lajeado
A preparação da tubulação está em andamento pela secretaria de Obras. Após a adequação do espaço, a rotatória será feita no cruzamento das duas ruas. “Não projetamos mudanças nos sentidos. A João Abott continua em sentido único, enquanto a Santos Filho permanece em mão dupla. A rótula propõe ali uma diminuição de velocidade e uma facilidade nas conversões, no sentido de diminuir os acidentes neste trecho”, especifica o secretário de Planejamento, Mobilidade e Urbanismo, Alex Schmitt.
A maioria das colisões ocorre com veículos que acessam a João Abott para entrar ou sair do Parque dos Dick, ou ainda na transição da Santos Filho para a João Abott, em direção ao bairro Florestal. O projeto da rotatória está em construção e deve ser finalizado nos próximos dias.
De acordo com o secretário de Obras, Fabiano Bergmann, o modelo de rotatórias foi aprovado com as estruturas no bairro Montanha, na Avenida Benjamin Constant, que deram maior fluidez após a adaptação dos motoristas. “O Parque dos Dick concentra muitos eventos, aqui perto tem a feira do produtor e a câmara de vereadores. Então concentra muito movimento e teremos uma rotatória grande”, analisa.
Com obras em andamento o fluxo para quem transita na rua Santos Filho está afunilado no entroncamento com a João Abott. O local está sinalizado e requer atenção pelos motoristas.