Inicia pavimentação em novo trecho de duplicação da BR-386

obras na rodovia

Inicia pavimentação em novo trecho de duplicação da BR-386

Serviços da CCR ViaSul começam o segmento entre Tio Hugo e Soledade

Inicia pavimentação em novo trecho de duplicação da BR-386
Foto: divulgação
Lajeado

A CCR ViaSul deu início aos serviços de pavimentação em mais um novo segmento da nova duplicação da BR-386. Agora, as atividades também acontecem não trecho entre Tio Hugo e Soledade, mais especificamente entre os kms 237 e 244, em Soledade. As obras integram o cronograma de ações previsto para a ampliação da rodovia entre os kms 214,8 a 245,3, numa extensão total de 30,5 quilômetros.

As etapas de pavimentação preveem a execução das camadas de sub-base em BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento) e base em BGMC (Brita Melhorada com Cimento) e revestimento asfáltico em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) nas faixas de rolamento da nova pista.

Atualmente três frentes compostas por 75 pessoas executam a atividade no segmento numa extensão inicial de cerca de 700 metros de pista. Para isso, são utilizadas uma média de 2 mil toneladas de BGTC/BGMC e outras 500 toneladas de CBUQ por dia.

As obras de duplicação do trecho entre Tio Hugo e Soledade contam com mais de 400 trabalhadores e cerca de 200 equipamentos, atuando em pelo menos 15 frentes desempenhando atividades como terraplenagem, drenagem, pavimentação, implantação de viadutos, passarelas, pontes, além de serviços complementares.

Para isso, deverão ser investidos algo em torno de R$ 350 milhões que englobam, além da duplicação, cinco novos retornos, quatro interseções, três novas pontes e adequação das três já existentes, cerca de três quilômetros de novas vias marginais e uma passarela.

Duplicação da BR-386

Ao todo, serão mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. No trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.

Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Veja abaixo os locais onde serão realizadas todas as intervenções neste novo trecho da duplicação da BR-386/RS:

Duplicação

  • Do km 214,8 ao km 245,3 (Tio Hugo a Soledade)

Vias Marginais

  • Do km 215,1 ao 217,6 – ambos sentidos (Tio Hugo)

Melhorias de Acessos

  • Km 227,8 – pista Norte (Mormaço)
  • Km 234,2 – ambos sentidos (Soledade)

Passarela

  • Km 215,3 (Tio Hugo)

Interconexões

  • Km 214,8 – trevo com a RS-223 (Tio Hugo)
  • Km 220,4 – trevo com a RS-223 (Tio Hugo)
  • Km 227 – novo acesso a Mormaço (Mormaço)
  • Km 245,3 – trevo com a BR-153 (Soledade)

Retornos em nível

  • Km 225,6 (Mormaço)
  • Km 230,1 (Soledade)
  • Km 235,1 (Soledade)
  • Km 237,2 (Soledade)
  • Km 239,7 (Soledade)

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