O auditório do Sicredi Região dos Vales foi palco da 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa, um evento que reuniu mais de 400 pessoas nesta quinta-feira, 24. A iniciativa é promovida pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Cogemas/Amat) e visa debater, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à população idosa da região.
A programação do evento incluiu palestra magna, rodas de debate sobre os eixos temáticos, formulação de propostas e a eleição dos delegados. A abertura foi marcada pela apresentação do Coral Vida Bella, da Associação Encantadense do Idoso (Assedi). A palestra magna foi ministrada pelo professor Carlos Eleandro de Oliveira, especialista em Gestão Social. Representantes dos 19 municípios que compõe a Amat prestigiaram a conferência.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, destacou a importância da valorização da “melhor idade” e reafirmou o compromisso do município em atuar de forma integrada para atender as demandas da população idosa. “É fundamental que a gente tenha foco e união para evoluir nas pautas regionais”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, enfatizou a necessidade de mobilização e articulação para o fortalecimento das políticas públicas. “Temos que militar, cobrar e construir juntos. O que queremos avançar? O que projetamos para o futuro? Essa conferência nos dá base e solidez para levar essas pautas ao governo estadual. Vocês são fundamentais para seguirmos evoluindo”, declarou.
Prefeito de Muçum e presidente da Amat, Mateus Trojan, reiterou a importância desse momento e ter a participação de todos os municípios vinculados à associação. “Essa organização regional é muito importante, a Amat foi criada para unir as pautas da Região Alta sob a ótica de uma frente focada em lutar por essas demandas, e esse movimento representa essa luta”, disse.