Mais de 160 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta puderam se divertir e aprender sobre educação ambiental durante a Caravana Educame. A ação do programa Educação Ambiental na Escola – Educame, uma iniciativa do Grupo A Hora, ocorreu ontem, no salão paroquial do bairro. Na sequência do teatro, os estudantes do 6º ano participaram da oficina “Repórter Ambiental Mirim.
Na abertura da programação, o coordenador do Educame, Gilberto Soares, conversou com os estudantes. Destacou que educação ambiental é cuidar do meio em que se vive, da sua casa, da escola, do bairro, da cidade. É cuidar do rio, é respeitar as pessoas e tudo que as cerca.
Em seguida, falou sobre a curiosidade, muito natural e saudável entre as crianças, que para tudo perguntam: “Por que?” Em seguida, Soares chamou o espetáculo intitulado “Educa-me, por que?” E não por acaso, o personagem “Por Que?” tomou conta o palco e interagiu com as crianças. De forma lúdica, ele mostrou como acontecem as enchentes. Também destacou os usos da água e sua importância para vida.
Depois do espetáculo, a escola recebeu a placa de “Embaixada do Meio Ambiente”.
Expectativa
Conforme a diretora Liselote Lang Gabriel, foi com grande expectativa e satisfação que a escola recebeu a ação na manhã de ontem. “Já recebíamos os exemplares do suplemento Educame e tínhamos curiosidade de conhecer as atividades. Foi muito gratificante.” A atividade reforçou aos os cuidados necessários ao meio ambiente, complementou Liselote.
Repórter Mirim
Os 35 alunos das turmas A e B do 6º ano participaram a oficina “Repórter Ambiental Mirim”. Eles conheceram o símbolo do jornalismo, a raposa. Muitas características do animalzinho combinam com o perfil do profissional de jornalismo, como agilidade e curiosidade. Os estudantes aprenderam como a identificar quais assuntos, temas e eventos da área ambiental são notícia na escola e na comunidade. A ponte da rodovia ERS-130 foi um dos citados, porque mudou todo o trânsito nas imediações da escola, tanto quando houve a queda em função da enchente do ano passado, quanto agora na liberação do acesso pela ponte nova. Os alunos também receberam orientações sobre elaboração de texto a partir de informações básicas. A intenção da dinâmica é criar uma conexão entre a escola e o Programa Educame. No suplemento mensal, uma página será dedicada a conteúdos enviados pelos estudantes.
Sobre o projeto
O Educame é uma iniciativa do Grupo A Hora que leva educação ambiental de forma lúdica às instituições de ensino do Vale do Taquari. Desde o lançamento, no dia 2 de abril, até ontem, 710 estudantes participaram das caravanas. Na próxima quarta-feira, dia 30, será a vez da Emef Jacon Sehn, em Cruzeiro do Sul.