O Clube Tiro e Caça é palco da cerimônia de posse da nova diretoria e do conselho da Subseção de Lajeado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o triênio 2025/2027. A solenidade marca a recondução de Ronaldo José Eckhardt à presidência da entidade.
A nova diretoria será composta por Dieres Kaeffer Martins (vice-presidente), Sabrina Ferreira Neves, Miguel Arenhart e Roberta Salvini. Além da diretoria executiva, tomarão posse os conselheiros titulares Aline Eliana Busch, Andreia Luciane Marckmann, Cândida Arend, Daniel Lermen Jaeger, Henrique Piccinini, Junior Roberto Willig, Mariana Matte, Rafael Augusto Azevedo Volken e Roberta Lazzaretti.
Os conselheiros suplentes serão Aline Pierozan Bruxel, Ângelo Arruda, Bruno da Silveira, Gabriel Faleiro, Gessica Delazeri, Karin Huppes Gravina, Maggy Cé, Roger William Bertolo e Sheila Soares Conceição.
A cerimônia contará com a presença do presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia. Para ele, a recondução da atual gestão é um reconhecimento ao trabalho realizado em um período desafiador. “A equipe enfrentou momentos difíceis na região, mas conseguiu cumprir rigorosamente seu papel de defesa e acolhimento da advocacia. A subseção de Lajeado é uma daquelas que orgulham o Rio Grande do Sul”, destacou.
Em entrevista à Rádio A Hora, Lamachia também comentou sobre o impacto da exposição midiática do Judiciário e a forma como a sociedade tem debatido questões jurídicas nas redes sociais. “Vivemos uma nova democracia, com um novo tipo de interação com os poderes. Mas é preocupante ver a exposição de ministros em momentos que podem violar a Lei Orgânica da Magistratura, que proíbe manifestações sobre processos em andamento e posicionamentos político-partidários”, afirmou.
O presidente da OAB-RS também criticou decisões recentes do STF que, segundo ele, afrontam prerrogativas da advocacia, como o uso de celulares durante julgamentos. “É grave o nível de violação em algumas decisões. A Ordem gaúcha tem feito essa defesa integral da democracia. É o único caminho para uma nação alcançar paz, prosperidade e desenvolvimento.”
Relação com a comunidade
Nos últimos anos, a OAB Lajeado tem buscado estreitar laços com a sociedade civil. A entidade integra conselhos e comissões municipais, além de ser uma das fundadoras do Fórum das Entidades, que promove o diálogo institucional sobre temas relevantes para a região.
“Temos uma atuação muito próxima da sociedade. Através do Fórum das Entidades, conseguimos tratar de temas importantes com mais efetividade, cada um contribuindo com sua área. Não somos ativistas políticos, mas estamos inseridos na comunidade e buscamos o que é melhor, independentemente de partidos”, ressalta o vice-presidente Dieres Kaeffer Martins.
Confira entrevista completa