Escola do Sesi faz cafés e “festa” para literatura

Estímulo à leitura

Escola do Sesi faz cafés e “festa” para literatura

Começa hoje a Semana Literária da escola de referência do Sesi Paulo Ignácio Heineck, para reforçar o hábito de ler. A escola já apresenta uma diferenciação: promove 15 minutos de leitura diária com alunos, professores e funcionários.

Escola do Sesi faz cafés e “festa” para literatura
Na foto, alunos fazem 15 minutos de leitura diária, no início da tarde.

Pelo menos dez atividades literárias vão movimentar o cotidiano dos alunos do Sesi entre os dias 23 e 25/04. A escola de referência SESI Paulo Ignácio Heineck realiza sua primeira Festa Literária: Palavras em Metamorfose, transformando-a em uma sala aberta para a imaginação.
Entre hoje e sexta haverá uma intensa programação para celebrar a Semana Literária, integrada ao Dia da Leitura SESI. O evento busca valorizar a leitura, a literatura e a expressão artística entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
“As ações vão de cafés literários a oficinas de escrita, em parceria com professores da Univates, e na sexta-feira teremos o encerramento com uma grande festa literária”, destaca a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Beatriz Freire, uma das organizadoras da área das linguagens.
O evento “Palavras em Metamorfose”, que encerra a programação na sexta, chama atenção para a magia das bibliotecas. Começa com uma roda de conversa com bibliotecários e segue com a “Biblioteca Viva”, momento em que os alunos se apresentam como personagens literários.
Ao longo da semana também estão previstas apresentações de teatro, música, dança e declamações de poemas. Recém-inaugurada, a escola tem como proposta incentivar a leitura e mostrar aos alunos como o hábito amplia o vocabulário e expande a compreensão de mundo.
“Eles terão a oportunidade de serem protagonistas, apresentando os projetos que criaram e vivenciaram em sala. É a expressão artística em cena”, ressalta Beatriz.

Leitura diária de 15 minutos faz parte da rotina

A Semana Literária fortalece uma prática que já está enraizada no dia a dia da escola: “Diariamente, das 13h30 às 13h45, toda a escola — incluindo estudantes, professores e funcionários — dedica um momento exclusivo à leitura. A Semana Literária vem para potencializar e celebrar esse hábito que cultivamos com tanto cuidado, mostrando que a leitura é parte viva da nossa rotina’’. E sobre ler digitalmente ou fisicamente, Beatriz comenta que independente de ser através de livros físicos ou meios digitais, o importante é que os estudantes leiam, se conectando com novas ideias e desenvolvendo sua imaginação e seu senso crítico — habilidades essenciais para a formação pessoal e profissional.
A Semana Literária da Escola SESI Paulo Ignácio Heineck é, portanto, mais do que uma celebração: é um convite permanente ao universo da leitura.

Programação:
Quarta-feira:
– Chá com a Alice
– Café com Sherlock Holmes
-Conversa com Gregor Samsa
– Oficinas de Escrita Criativa e Adaptação do texto literário para o audiovisual.

Sexta-feira:
– Roda de conversa com bibliotecários
– Biblioteca Viva
– Conversas com autoras
– Às 19h Festa Literária: Palavras em Metamorfose.

Interação: Sherlock Holmes, personagem da literatura, faz interações com alunos

 

 

O personagem Sherlock Holmes com o grupo que organizou o evento, a diretoria e a área de linguagens da Escola

Acompanhe
nossas
redes sociais