“Uma casa e um parquinho”. Esse foi o pedido do pequeno Heitor Mentges, de 6 anos, ao governador Eduardo Leite durante visita ao Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, destruído pelas enchentes de maio de 2024.
O garoto morava há nove meses com os pais em uma área de cinco hectares, de frente para o Rio Taquari. A mãe, Débora da Silva, relembra emocionada os momentos de aflição vividos naquela época. “Foi bem triste, eu estava grávida da Milena. Nos avisaram que a enchente prevista seria como a de setembro. Começamos a tirar as coisas de dentro de casa e colocamos no galpão, local mais alto, mas acabou sendo inundado também. Perdemos tudo”, conta.
O drama se agravou após a cheia, ao retornarem e encontrarem apenas destruição. “Não temos mais nada. Nem roupa para vestir. Tudo que temos foi através de doações. Hoje moramos de aluguel e vim até o governador pedir para que ele nos ajude a conseguir uma moradia, para chamar de nossa novamente”, desabafa Débora.
Durante a visita, o governador Eduardo Leite afirmou que o Estado está trabalhando em diversas frentes para melhorar o sistema de prevenção e resposta a desastres climáticos. Entre as ações, estão a implantação de radares meteorológicos e novas estações para melhorar a precisão dos alertas. “Eu tenho absoluta confiança nesse sistema que nós estamos implementando para que novos eventos climáticos nos permitam ter alertas mais precisos. Proteção para as cidades, para que a gente consiga resistir a outros eventos climáticos. Isso leva um tempo, mas já está em curso”, destaca.
Em relação ao Passo de Estrela, Leite informou que a área, completamente devastada, não poderá mais ser reocupada com moradias. O local está recebendo obras de limpeza e retirada de escombros para ser transformado em um parque urbano. “O Estado está contratando um projeto para transformar a área em um parque, para evitar ocupação irregular e oferecer um espaço de lazer para a população”, explica.
Enquanto isso, um novo bairro está sendo planejado nas proximidades, em uma área protegida adquirida pelo Estado. O projeto prevê a criação de pelo menos 400 lotes, que abrigarão as famílias afetadas. “Estamos fazendo os levantamentos topográficos e a elaboração dos projetos para, em seguida, contratar a urbanização e iniciar a construção das moradias”, garante o governador.
Devido à inexistência de terrenos disponíveis em Cruzeiro do Sul, foi necessária a desapropriação e compra de uma nova área. Até que o novo bairro esteja pronto, as famílias estão sendo assistidas com aluguel social e moradias provisórias, garantindo dignidade e segurança.
Resumo da notícia
- Um dos anúncios do governador Eduardo Leite em Cruzeiro do Sul foi a urbanização do Novo Passo de Estrela. O bairro será construído em uma área de 16,4 hectares desapropriada por R$ 5,5 milhões.
- A licitação para urbanização da área, segundo Leite, ocorre no dia 22 de maio. O estado pretende fazer um processo semelhante com áreas do bairro Célia e São Gabriel onde serão construídas mais 97 moradias.
- O investimento na urbanização dos terrenos será de R$ 120 milhões. O processo envolve a abertura de ruas e pavimentação e definição dos lotes.
- Os terrenos serão disponibilizados para os atingidos pela enchente de maio. O Novo Passo de Estrela compreende em uma área de pelo menos 400 lotes.