“Cuca+Cinema+Linguiça” leva cinema gratuito e lanche colonial às comunidades

Venâncio Aires

“Cuca+Cinema+Linguiça” leva cinema gratuito e lanche colonial às comunidades

Projeto itinerante contemplado pela Lei Aldir Blanc democratiza o acesso ao audiovisual e valoriza a gastronomia local em cinco localidades do município

“Cuca+Cinema+Linguiça” leva cinema gratuito e lanche colonial às comunidades
Foto: divulgação

Nesta quinta-feira, às 19h30min, o Ginásio da Suib, na comunidade de Centro Linha Brasil, será palco da segunda exibição do projeto “Cuca+Cinema+Linguiça”, um cinema itinerante gratuito que une cultura e gastronomia típica. A iniciativa é financiada pela Lei Aldir Blanc e foi selecionada no edital municipal PNAB 2024 da prefeitura de Venâncio Aires.

A proposta leva sessões de cinema nacional a locais que historicamente não recebem atividades culturais diversificadas. Além de Centro Linha Brasil, o projeto já passou por Santa Emília, onde ocorreu a primeira exibição no início do mês, e seguirá por outras três comunidades, incluindo uma da área periférica da cidade.

Antes de cada sessão, a comunidade participa da escolha do audiovisual a ser exibido. Após o filme, ocorre uma roda de conversa mediada pelo jornalista Emerson Machado, onde os participantes podem refletir sobre a experiência vivida. Para encerrar, é servido um lanche colonial com alimentos produzidos na própria localidade, fortalecendo a economia e valorizando os sabores da região.

Com o nome que remete à tradicional cuca e linguiça, símbolos da identidade local, o projeto propõe um encontro entre a arte e os costumes regionais, democratizando o acesso ao cinema e promovendo o orgulho cultural das comunidades de Venâncio Aires.

Acompanhe
nossas
redes sociais