A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de Casa – Contos Tropeiros” às cidades de Lajeado, Estrela e Santa Tereza. A circulação começa dia 25 de abril, em Lajeado, seguindo dia 28 para Estrela e chegando a Santa Tereza dia 5 de maio.
As apresentações foram contempladas pelo Edital Sedac 29/2024, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e visam levar momentos de arte e cultura para as cidades atingidas pela catástrofe climática de 2024.
Os primeiros shows serão realizados na Apae de Lajeado, às 10h e às 14h. Em Estrela, o espetáculo será encenado na Escola Estadual 20 de Maio também às 10h e às 14h. Já em Santa Tereza, o grupo mostra o espetáculo no turno da manhã, às 10h, na Escola Estadual Rodrigues Alves, com participação dos alunos da EMEI Descobrindo Caminhos e, às 14h, na EEEM Padre Vicente Rodrigues.
“Oh de Casa – Contos Tropeiros” é um resgate de historias tropeiras e aposta também na manutenção da cultura do tropeiro. Na conversa, nos costumes, na música, na dança e na vivência diária, a trupe encena histórias verídicas e livremente adaptadas para o teatro sobre as andanças dos tropeiros pelo Sul e outros cantos do Brasil e também na América Latina.
O espetáculo mostra que, de norte a sul, de leste a oeste, de nome tropeiro, mueiro, vaqueiro ou algum derivado, levando gado, porco, mula, burro ou cavalos, os tropeiros contribuíram para o fomento e o dinamismo da economia e do desenvolvimento do país.
A montagem tem em cena os atores e músicos Eduardo Seggabi, Janio Nunes e Luãna Marasca, que se revezam entre cenas e instrumentos musicais com violão, sanfona de oito baixos e percussão para proporcionar momentos de diversão e encantamento. O espetáculo foi concebido por Janio Nunes, tem direção de Rafa Schizzi e direção musical de Cibele Tedesco. A seleção musical contempla verdadeiros clássicos da música brasileira desse universo tropeiro como “Oh de Casa”, “Amanheceu, Peguei a Viola” e “Tocando em Frente”, dentre outras.
Depois das cidades de Lajeado, Estrela e Santa Tereza, a montagem também será levada às cidades de Arroio do Meio e Muçum, contemplando dez apresentações em cinco cidades gaúchas.