Caravana leva educação ambiental à escola Barra do Forqueta

educame

Caravana leva educação ambiental à escola Barra do Forqueta

Ação do programa Educame ocorre na manhã desta quarta-feira, em Arroio do Meio

Caravana leva educação ambiental à escola Barra do Forqueta
Mais de 550 estudantes participaram das três primeiras edições. (Foto: Luciane Eschberger Ferreira/arquivo)
Arroio do Meio

A caravana do programa Educame tem parada, nesta quarta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, em Arroio do Meio. A programação começa às 9h, com teatro e música. Na sequência ocorre a oficina “Repórter Ambiental Mirim”, para as turmas A e B do 6º ano. O Educame é uma iniciativa do Grupo A Hora que leva educação ambiental de forma lúdica às instituições de ensino do Vale do Taquari.

A Barra do Forqueta atende 326 estudantes moradores da localidade. Também acolheu 35 alunos da escola Construindo o Saber, atingida pela enchente de maio de 2024. Para tanto, recebeu obras de ampliação. Conforme a diretora Liselote Lang Gabriel, é importante receber uma programação diferente para os alunos. “Uma atividade externa sempre reforça as ações pelo meio ambiente que já desenvolvemos na escola.”

A diretora refere-se a atitudes do dia a dia, como destinação correta dos resíduos sólidos, por exemplo, além de ações maiores. Uma delas é a parceria com a empresa Girando Sol. Por meio do projeto Re.ciclo, um ecoponto está instalado na instituição. Ali são depositadas as embalagens plásticas recicláveis oriundas de descarte do colégio e da comunidade do entorno. As famílias são estimuladas a levar as embalagens para no ecoponto. O material é levado para Lorenzon Plásticos, que faz a reciclagem. A Girando Sol intermedeia a venda do material e os recursos são revertidos à instituição de ensino.

Atividade

A Caravana Educame teve início no dia 2 de abril. A cada quarta-feira uma escola é contemplada. A primeira foi na Emef Alfredo Lopes da Silva, no bairro Morro 25, em Lajeado. Depois foi a vez da Escola Municipal Pedro Lopes Schmidt, no Distrito de Delfina, em Estrela. E na quarta-feira passada, a caravana foi para Venâncio Aires, na Emef Odila Rosa Scherer. Na terra do chimarrão, ocorreu o lançamento do Programa Educame no município. A programação contou com a presença de autoridades, professores e 250 estudantes. Ao todo, 550 estudantes participaram das três primeiras caravanas.

Acompanhe
nossas
redes sociais