O Círculo de Amigos de Boppard apresentou na tarde desta quarta-feira, o projeto de revitalização da Biblioteca Pública Visconde do Rio Branco, de Arroio do Meio. O espaço foi destruído pela enchente de maio.
O evento de apresentação ocorreu na praça em frente à Secretaria de Educação e reuniu autoridades, educadores e representantes da comunidade. O pontapé inicial do projeto foi dado com a doação de livros, fruto de uma mobilização promovida pela cidade coirmã de Boppard, na Alemanha.
De acordo com Eneida Führ, presidente do Círculo, a solidariedade da população alemã foi imediata. “Logo após a tragédia, os nossos parceiros de Boppard se sensibilizaram e organizaram campanhas de arrecadação. A biblioteca foi lembrada como um símbolo de cultura e educação que precisava renascer”, destaca.
O projeto contou com um repasse de R$ 80 mil da cidade alemã, valor integralmente destinado à compra de novos livros, com foco especial na literatura infantil. Em 2023, R$ 65 mil foram investidos na compra de brinquedos para a Escola Atalaia do bairro Navegantes.
A Biblioteca Pública Visconde do Rio Branco funciona em horário integral, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Arroio do Meio é cidade irmã de Boppard desde 6 de agosto de 2013, quando foi assinado um convênio entre as duas cidades na Alemanha.
Em razão disso, os municípios, considerados cidades coirmãs, realizam intercâmbios culturais onde comitivas de jovens conhecem a cultura e peculiaridades de cada local.