A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do setor de Vigilância Ambiental, vinculado à Secretaria de Saúde e Saneamento, realiza mensalmente a estratégia Ovitrampas, para Monitoramento e Controle Integrado de Aedes Aegypti no Rio Grande do Sul.
No mês de abril foram instaladas 34 ovitrampas na cidade, em pontos estratégicos preconizados para o município. No mês de março haviam sido encontrados 659 ovos, já no mês de abril já são 818, ou seja, um aumento de aproximadamente 20 % em relação ao mês anterior. Os bairros Célia, Cascata e Glucostark foram os com maior concentração de ovos neste mês, seguidos pelos bairros Rosa e Italiana. Os demais ficaram dentro do estimado.
A vigilância ressalta-se que as Ovitrampas são apenas armadilhas. Elas não impedem nem eliminam a população de insetos nos locais onde estão instaladas, mas servem para monitorar os locais com maior concentração.
Recomendações
- Evite água parada: elimine qualquer recipiente que possa acumular água;
- Tampe recipientes de água: mantenha tonéis e barris de água sempre bem tampados;
- Lave locais de armazenamento de água: utilize água e sabão, além de esponja ou escova, para limpar regularmente potes de água de animais e pratos de vasos de plantas (ou encha-os com areia até a borda);
- Mantenha a caixa d’água vedada: tampe a caixa d’água de forma adequada;
- Guarde garrafas corretamente: armazene garrafas sempre com a boca para baixo;
- Descarte objetos que acumulam água: jogue no lixo todo objeto que possa se tornar um foco do mosquito;
- Mantenha lixeiras tampadas: utilize tampas em todas as lixeiras;
- Limpe as calhas: assegure que as calhas de água da chuva estejam sempre limpas, sem acúmulo de folhas;
- Use repelente: a população é orientada a fazer uso regular de repelente.
Três casos de dengue confirmados
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde e Saneamento, Cruzeiro do Sul tem três casos confirmados de dengue. As pessoas que positivaram este ano são da Picada Aurora (9 anos) e duas do Centro, de 53 e 70 anos de idade. Até esta terça-feira, 22 de abril, não havia nenhum outro munícipe aguardando resultado.