Dezoito anos depois de encerrar sua primeira passagem pelo Grêmio, Mano Menezes retorna ao comando técnico do clube.
O anúncio oficial ocorreu na noite desta segunda-feira, 21, cinco dias após a demissão de Gustavo Quinteros. Ele já comanda o primeiro treino nesta terça, 22, e a reestréia será na quinta-feira, 24, contra o Godoy Cruz, na Argentina, pela Copa Sul-Americana.
Natural de Passo do Sobrado, Mano reencontra o clube que o projetou no cenário do futebol nacional. Curiosamente, a primeira passagem teve início há exatos 20 anos, também em um feriado de Tiradentes.
À época, tinha o desafio de tirar o Tricolor da Série B do Brasileirão. Feito alcançado na histórica Batalha dos Aflitos, com a vitória sobre o Náutico com apenas sete jogadores em campo.
Desta vez, o treinador tenta dar um novo rumo à temporada gremista, após a frustração da perda do Gauchão para o rival Internacional depois de uma sequência de sete títulos consecutivos e o mau início no Brasileirão, com apenas quatro pontos em cinco rodadas e dez gols sofridos. Também terá pela frente a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.
Aos 62 anos, Mano Menezes iniciou sua trajetória como treinador no Esporte Clube Guarani, de Venâncio Aires. Antes da primeira passagem pelo Grêmio, fez sucesso no modesto 15 de Campo Bom, levando a equipe do Vale dos Sinos às semifinais da Copa do Brasil em 2004. Também teve bom desempenho no Caxias.
No Grêmio, além da conquista da Série B de 2005, se sagrou bicampeão gaúcho e levou o Tricolor ao 3° lugar no Brasileirão de 2006 e ao vice-campeonato da Taça Libertadores 2007.
Ao final daquela temporada, deixou o clube para treinar o Corinthians, onde teve trajetória marcante.
Ao longo da carreira, Mano soma três títulos da Copa do Brasil, títulos estaduais no RS, São Paulo e Minas Gerais. Comandou a Seleção Brasileira entre 2010 e 2012, ganhando a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.
Nos últimos anos, teve como melhor momento o vice-campeonato brasileiro alcançado com o Inter, em 2022. A passagem pelo Beira-Rio, no entanto, encerrou no ano seguinte, sem conquistas.