O Domingo de Páscoa foi o dia de maior movimento já registrado no Complexo Cristo Protetor de Encantado. Conforme o presidente da Associação Amigos de Cristo Protetor, Robison Gonzatti, foram 7,4 mil visitantes apenas no domingo.
Somando com os 5,6 mil de sábado e os mais de 4 mil participantes da caminhada penitencial, o número de pessoas no fim de semana ultrapassou os 20 mil. “Ficamos emocionados em ver tanta gente vindo ao encontro do projeto. Isso nos dá ainda mais motivação”, afirmou Gonzatti.
A caminhada, com via-sacra aos pés do monumento, abriu as atividades no domingo e reuniu fiéis em oração e reflexão.
O Papa teve papel marcante na história do Cristo Protetor. Em agosto de 2023, abençoou um fragmento retirado da palma da mão direita da estátua. A pedra, de cerca de 40 centímetros e cinco quilos, foi levada a Roma pela comitiva da associação, composta por Gonzatti, pela coordenadora Vanessa Goldoni e pelo padre Genoir Pieta. “Ele já sabia do projeto, nos recebeu com carinho, falou algumas palavras em português e até brincou com os chocolates e a erva-mate que entregamos. Foi emocionante”, lembrou Gonzatti.
Agora, com a morte do pontífice, o fragmento ganha ainda mais valor simbólico. Está exposto na capela do complexo e pode ser tocado pelos visitantes.
O complexo também trabalha para oferecer novas experiências ao público. Um dos principais atrativos será o passeio de elevador até o coração da estátua. O funcionamento ainda está em fase de estudos, que envolvem contratação de equipe de saúde, definição de tempo de parada e capacidade por grupo. A cobrança pelo acesso ao elevador deverá ser de R$ 50. “Estamos estudando todos os detalhes para oferecer segurança e conforto”, destaca Gonzatti.
Outra novidade é a criação de uma sala memorial, com fotos, vídeos, relatos e livros ouro, físico e digital, com os nomes de quem contribuiu para a construção do monumento. Também está em planejamento um show de luzes que deve estrear em setembro e passeios noturnos às sextas-feiras e sábados durante a primavera.
Além de ser a maior estátua de Cristo do Brasil, com 43,5 metros de altura, o complexo já recebeu mais de 300 mil visitantes. A estrutura inclui santuário, praça de alimentação, lojas, bilheterias e espaço para celebrações