Pra frente é que se anda

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Pra frente é que se anda

Foram 11 meses, ou 344 dias, conforme a referência, e a travessia sobre o Rio Forqueta na RS-130 está restabelecida. Até com maiores e melhores dimensões do que a anterior.

A obra deu muito pano pra manga, até em função de cronogramas iniciais otimistas demais para uma obra dessa envergadura, nevrálgica e absolutamente prioritária.

Mas, não vejo como negar agora os devidos méritos e conceder elogios pela rápida recuperação dessa importante travessia, fundamental para a região e também para a logística estadual.

Muitas conversas e críticas foram solenemente por água abaixo…

Tá no rumo

Não sei vocês, mas eu achei muito interessante o estudo inicial apresentado em primeira mão nesta semana para a estruturação de um futuro anel rodoviário aqui pelas bandas do Taquari.

É um dos principais “corações” logísticos do RS e uma iniciativa dessa envergadura precisa levar na devida consideração não só o tráfego local, mas todas as conexões com a malha viária estadual, com ramificações nacionais e até internacionais.

Sem falar no aproveitamento de infraestruturas já existentes e as em fase de implantação, topografia e geologia mais adequadas, relativamente distantes de conglomerados urbanos consolidados, e por aí a fora.

Já especulei em coluna anterior que a opção apresentada poderia ser a mais viável, considerando-se as RSs 130, 453, 129, 287, um “braço” de conexão com a Rota do Sol, a BR-386 via Transantarita, e um outro braço futuro, a ser implantado na rodovia federal “a cavaleiro” da atual travessia, já imaginado desde a década de 70, quando da implantação do chamado entroncamento hidro-rodo-ferroviário.

Sujeito a levar chumbo, mas deixo meu pitaco: pro meu gosto e salvo melhor juízo (técnico!), está no rumo certo.

Como diz o meu Cumpádi Belarmino: a bola foi colocada no centro do campo e não é quadrada, é redondinha e tem fundamento.

De parabrisas e retrovisores

Ser profeta do passado é posição muito cômoda, aí incluídas certas críticas aos sistemas disponíveis de mobilidade urbana, de drenagem pluvial, saneamento, redes de abastecimento de energia e água, comunicações, meio ambiente, ainda mais em educação, saúde, desenvolvimento econômico, e por aí a fora.

Os olhos do presente às vezes precisam ser lembrados do muito que foi feito no passado pra chegar onde estamos.

Será que quando foi implantada a então Estrada da Produção (BR-386) alguém reclamou que demorou uns meses ou anos a mais que o inicialmente previsto?

Cine Brasil apresenta

Supremos Protagonismos (duplo com) Descrenças Generalizadas.

Gente que coopera, cresce!

A transmissão oficial do comando no Sicredi Integração é digna de registro: méritos e respeito pra quem conduziu o bastão e prá os que estão assumindo.

A instituição é maior e certamente contará com o apoio de todos seus integrantes, independente de eventuais circunstâncias.

Laços estreitados e reforçados com fidalguia, gostei de ver.

Saideira

A nona botou uma placa na porta do bolicho:
– Vendemos Fiado!
O nôno pragmático escreveu embaixo:
– Somente para pessoas com mais de 90 anos, acompanhadas pelos avós.

Acompanhe
nossas
redes sociais