Páscoa impulsiona turismo e reforça potencial do Vale do Taquari

NEGÓCIOS EM PAUTA | VINI BILHAR

Páscoa impulsiona turismo e reforça potencial do Vale do Taquari

Com programação cultural e estrutura reforçada, região atrai milhares de visitantes e projeta crescimento do setor turístico

Páscoa impulsiona turismo e reforça potencial do Vale do Taquari
Foto: Maira Schneider
Vale do Taquari

A Páscoa vem consolidando seu espaço como a principal data para o turismo e os eventos culturais no Vale do Taquari. Tanto no segmento religioso quanto em atrações turísticas, a celebração já é, há alguns anos, o ponto alto do calendário regional.

O tema foi destaque no programa Negócios em Pauta, da Rádio A Hora, deste sábado, 19, que reuniu lideranças de municípios e representantes do setor turístico. Entre os convidados, o prefeito de Colinas, Marcelo Schroer, e o secretário de Administração, Felipe Pocebon. Eles destacaram como a cidade, com cerca de 2,5 mil habitantes, se preparou para receber mais de 60 mil visitantes nas quatro semanas que antecedem a Páscoa. O comércio local, a infraestrutura urbana e toda a produção artística — como a criação de coelhos decorativos — organizados com forte participação da comunidade.

Outro exemplo da força do turismo pascalino foi trazido por Arroio do Meio. O diretor, Paulo Hass e a vice-prefeita Andréa Lange Barth falaram sobre o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, realizado na localidade de Forqueta, que neste ano reuniu cerca de 8 mil pessoas. Com 28 anos de história, o evento tem agora um espaço fixo e já projeta, para 2026, uma 29ª edição ainda maior.

A programação cultural foi outro destaque no debate. Representando o Boulevard Encantado, Paula e Gustavo Gislene ressaltaram o papel do complexo como complemento ao turismo regional, oferecendo estrutura para exposições de arte e shows musicais, sempre priorizando artistas locais. A iniciativa busca fortalecer o movimento cultural e ampliar as opções de entretenimento para visitantes de todas as partes do país.

O presidente da Amturvales e da Associação Amigos do Cristo, Rafael Fontana, reforçou a importância de atrativos como o Cristo Protetor, em Encantado, para a captação de turistas. Segundo ele, o Vale do Taquari já possui estrutura madura para receber visitantes em grande escala, com melhorias na logística e na infraestrutura, especialmente após os desafios impostos pelas recentes catástrofes climáticas.

Durante o programa, foi enfatizada a necessidade de campanhas de divulgação para consolidar a região como destino turístico nacional. “Estamos preparados. Temos pontos turísticos, pousadas e infraestrutura. Agora, o objetivo é atrair turistas para ampliar a permanência média, que hoje gira em torno de um dia e meio, para períodos de três, quatro dias ou até uma semana”.

O encontro evidenciou que o Vale do Taquari não apenas celebra a Páscoa como grande motor econômico e cultural, mas também se posiciona cada vez mais como um destino turístico de destaque no cenário brasileiro.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais