Na quinta-feira, 17, o Auditório do Sicredi Integração RS/MG foi palco do primeiro Treinamento do Projeto Oratória nas Escolas 2025, reunindo aproximadamente 260 alunos, além de professores, coordenadores, apoiadores, bem como membros da JCI e da comunidade em geral. A iniciativa, que visa desenvolver habilidades de comunicação e liderança entre os jovens, contou com palestras enriquecedoras e momentos de integração e aprendizado.
O evento teve como destaque a presença de Isadora Barden, campeã nacional do Oratória nas Escolas 2024 pela JCI Venâncio Aires, que compartilhou a trajetória, aprendizados e dicas valiosas para os participantes. Também estiveram presentes as profissionais Tanara Schmidt e Carin Gomes, engenheiras ambiental e química, respectivamente, do Instituto Verbena Brasil, que abordaram como os alunos poderão tratar do tema do concurso deste ano: “Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudança ambiental, social e econômica”, uma proposta apoiada pela empresa Be8 Energia Renovável, que faz com que os alunos pensem seus textos através de um viés social e ambiental.
Seguindo a programação, a terapeuta ocupacional Marina Severo Jantsch, especialista em saúde mental e desenvolvimento humano, falou sobre técnicas de oratória, táticas de treinamento e posicionamento em palco — ferramentas essenciais para o sucesso do projeto.
O evento também contou a presença das representantes do Núcleo de Impacto Social do Quiero Café, Bianca Buffon Ferreira e Géssica Delazeri Fell, além da secretária de Educação, Adriana Vetorello, e membros da JCI Lajeado. Destaca-se, que no ano de 2025, o Projeto conta com o apoio do Quiero Café, parceiro que possibilitou uma melhor estruturação do ONE, tornando possível a ampliação do número de alunos envolvidos e uma melhor qualidade no treinamento e capacitação dos alunos.
O treinamento, momento em que foi apresentado o Projeto e realizada capacitação prática, marcou o início da etapa prática do projeto, que desde março vem sendo estruturado em parceria com a Secretaria de Educação. Ao todo, oito escolas com turmas de 8º e 9º ano estão envolvidas com o Projeto. As visitas preparatórias, que se iniciaram no mês de abril, envolveram cerca de 590 alunos, e agora, com a capacitação concluída, os jovens darão início à preparação para o concurso municipal, que ocorrerá no dia 16 de junho e contará com um representante de cada escola participante. O vencedor da etapa local representará Lajeado nas fases estadual e, saindo vitorioso, na etapa nacional.