Família Naitzel mantém viva tradição da Osterbaum há duas décadas

TEUTÔNIA

Família Naitzel mantém viva tradição da Osterbaum há duas décadas

Árvore de Páscoa de origem germânica simboliza a vida nova

Família Naitzel mantém viva tradição da Osterbaum há duas décadas
Fotos: Grasi Nabinger
Teutônia

Há 20 anos, a família Naitzel, do bairro Canabarro, em Teutônia, cultiva com orgulho a tradição da Osterbaum — a árvore de Páscoa de origem germânica que simboliza a vida nova. O costume é levado a sério por Noeli e Irineu Naitzel, que transformam o pátio de casa em um verdadeiro espetáculo de cores durante o período pascal. As árvores do jardim da família exibem mais de 1,5 mil casquinhas naturais de ovos, todas pintadas.

A dedicação é tanta que Noeli já visitou conhecidíssimas Osterbaums (como a de Pomerode, Santa Catarina), em busca de inspiração. Em casa, a beleza da tradição é construída com muito trabalho e carinho. Irineu é o responsável por pintar cada uma das casquinhas com tinta spray — técnica que, segundo ele, garante a durabilidade e vivacidade das cores ao longo dos anos.

Mais do que uma decoração, a Osterbaum da família Naitzel representa união, fé e memória afetiva. Para eles, a tradição vai além da árvore enfeitada: estar à mesa com os entes queridos na Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa é igualmente essencial. “É um momento de reflexão, mas também de celebração da vida em família”, destaca Noeli.

Acompanhe
nossas
redes sociais