Principal programação pascal do Vale do Taquari, a Páscoa Encantada de Colinas celebra o sucesso de visitas e projeta o último fim de semana com atividades voltadas à data. Com ações relacionadas à reconstrução da cidade, a festividade se estende até sábado, 19. Cerca de 30 mil pessoas já visitaram o município.
O desfile temático “Renascimento e Reconstrução” encerra a programação que foi iniciada em 29 de março. A encenação apresenta os momentos desafiadores que Colinas enfrentou durante os períodos de cheia. O objetivo é homenagear a força e a superação da população do Vale do Taquari.
Na sexta-feira, 18, a programação oferece duas sessões da peça teatral “A Magia das Coisas Simples”. As tradicionais atrações como o Passeio de Trenzinho e a Caça ao Ninho também ficam disponíveis, a partir das 13h30min, na Praça dos Pássaros, em ambos os dias. No domingo, dia 20, não haverá atividades.
Após o encerramento das ações oficiais, a decoração temática segue disponível para visitação até o início de maio. A expectativa é que mais de 70 mil pessoas compareçam ao município. Novidade neste ano, os tobogãs instalados na área de lazer João Roberto Frielink também chamam a atenção do público infantil. Além disso, a festividades também conta com oficinas e encontros de grupos coral e orquestras.
Reconstrução da cidade
Além da decoração temática com coelhos, confeccionados por voluntários, foi montada uma representação da Via Sacra às margens do Rio Taquari. Segundo a vice-prefeita, Maristela de Souza, a encenação também remete ao momento de recomeço vivenciado por Colinas. “A data traz essa ideia de vida nova”, explica Maristela.
O desfile temático, no dia 19 de abril, também apresenta a mesma temática. “Vamos relembrar o que a cidade viveu. Desde os resgates, o amanhecer no dia da enchente, até a reconstrução, com agricultores plantando novamente e os avanços na área urbana”, ressalta a vice-prefeita.
Desde as cheias, este é o primeiro grande evento organizado pelo município. O prefeito Marcelo Schroer diz que devido a isso, a administração municipal também deu prioridade a comerciantes da cidade. “Todos os expositores são de Colinas e optamos por não cobrar nada como forma de valorizar. Além disso, é uma maneira de girar a economia”, aponta.
Programação
- Sexta-feira, dia 18:
13h30min às 18h: Caça ao Ninho e Passeio de Trenzinho
14h30min: Oficina de contação de histórias, com Cristina Müller
15h e 16h30min: Apresentação da peça teatral “A magia das coisas simples”
16h: Intervenção Cultural – Coral Municipal Infantojuvenil - Sábado, dia 19:
13h30min às 18h: Caça ao Ninho e Passeio de Trenzinho
15h: Oficina de contação de histórias, com Cristina Müller
16h: Desfile temático “Renascimento e Reconstrução! Uma homenagem a nós e a nossas cidades irmãs”