Dália presta contas e divulga perspectivas em assembleias regionais

Produzido por AI Dália

Dália presta contas e divulga perspectivas em assembleias regionais

Mais de 700 associados de Encantado, Marques de Souza, Venâncio Aires e Guaporé participaram dos encontros realizados em março

Apresentado por

 

A Dália Alimentos reuniu, durante o mês de março, mais de 700 associados nas assembleias regionais realizadas em Venâncio Aires, Guaporé, Encantado e Marques de Souza. Nos encontros, os presidentes discorreram sobre o balanço de 2024, as perspectivas para o setor de proteína animal, a programação dos eventos da Cooperativa para este ano e forneceram a prestação de contas ao quadro social.

 

O presidente-executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, abordou os impactos da recente crise que afetou o setor das proteínas de origem animal, com aumento significativo nos custos de produção entre 2021 e 2023. “Esta foi uma grande crise que perdurou por três anos. Além dos altos custos de produção, o RS, especialmente o Vale do Taquari, sofreu cinco inundações, sendo que duas delas de alto impacto, causando prejuízos importantes ao setor produtivo”, recorda.

 

A Dália Alimentos contabilizou perdas de R$ 124 milhões. “Fizemos todo o possível para recuperar a atividade e conseguir superar essas crises com um resultado positivo. O cenário para a proteína de origem animal foi rentável ao longo do ano passado. Planejamos ter encerrado em uma situação ainda melhor, não fossem os prejuízos com as inundações, mas mantemos o otimismo quanto às perspectivas futuras.”

 

Comportamento do mercado

Segundo a avaliação do dirigente, 2024 apresentou-se promissor devido a redução dos custos de produção, e a recuperação e a abertura de novos mercados, como Filipinas, República Dominicana e Chile. “Junto a este cenário favorável para as agroindústrias, a Dália discutiu diversas ações para mitigar os efeitos da crise, como a redução no abate de aves e suínos, já que as atividades não apresentaram rentabilidade durante três anos”, aponta Freitas. 

 

Prestação de contas

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou o número atualizado do quadro social até 31 de dezembro de 2024, que corresponde a 2.244, distribuídos em 125 municípios, e o número de funcionários no mesmo período, que soma 2.901. Mencionou ainda o Programa Retribuição Social, que iniciou em 2007 com 101 associados e hoje contabiliza 221. “A iniciativa valoriza os associados que completam 65 anos, mantendo sua cota de capital ativa, além de um benefício Sócio-Fundador.”

 

CAF

Piccinini também ressaltou a importância do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que identifica e qualifica os agricultores para terem acesso às políticas públicas. A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) foi retirada pela CAF. “Para realizar o cadastro é necessário o associado se dirigir até a Emater/RS-Ascar, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais ou Secretarias de Agricultura.”

 

Eventos para o quadro social 

O presidente do Conselho de Administração aproveitou ainda para divulgar os eventos para o quadro social neste ano. “Estão em andamento três turmas do Curso para Formação de Liderança, realizado pela Longevisar, que se estende até julho. Também estamos prestes a iniciar um curso de Gestão Pela Qualidade, a cargo da Associação Gaúcha pela Qualidade.” Entre abril e setembro, estão previstas reuniões com os associados; em maio, o retorno do tradicional Encontro de Mulheres; em junho, a eleição do Conselho de Administração; além do retorno do Dia D, quando a Cooperativa recebe os jovens associados para conhecerem as indústrias.