Clássico volta a ter um técnico interino

GreNal 447

Clássico volta a ter um técnico interino

No quarto encontro entre os rivais no ano, Grêmio será comandado por James Freitas. Inter tem retorno de titulares importantes

Clássico volta a ter um técnico interino
Partida é a quarta entre os rivais em 2025. Até aqui foram dois empates e uma vitória do Inter. (Foto: Ricardo Duarte)

O quarto encontro entre Grêmio e Internacional em 2025 promete ser o mais surpreendente pela mudança de rumo tricolor três dias antes do confronto. O GreNal 447 será disputado na Arena, neste sábado, às 21h. A Rádio A Hora prepara cobertura especial.

Gustavo Quinteros não resistiu a derrota vexatória por 4 a 1 para o Mirassol e foi demitido ainda na quarta-feira. Sem tempo hábil para anunciar um novo treinador, o Grêmio tem em Mano Menezes o nome favorito para ser o próximo comandante, mas terá James Freitas como técnico interino na partida.

Embora raro, um técnico interino em grenais não é novidade. Na história recente do clássico houveram outras três ocasiões. A mais lembrada é de 2015, com o GreNal dos 5 a 0 e o comando interino de Odair Hellmann no Inter.

Outras duas ocorreram em 2012. Primeiro com o Roger Machado, no Grêmio. E depois com Osmar Loss, no Inter. Nas ocasiões, Roger conseguiu uma vitória, enquanto que Loss empatou em 0 a 0 na despedida do Olímpico. Com uma vitória, um empate e uma derrota para os interinos, a história mostra que não há muita lógica e tudo pode acontecer em um clássico.

Mudanças no Grêmio

A demissão de Gustavo Quinteros promete balançar também o elenco. James Freitas deve ser o responsável por comandar o Grêmio. Atualmente, ele é o auxiliar técnico permanente da equipe. O nome pode não ser comum para o torcedor gremista, mas James tem parte da sua carreira vinculada ao Tricolor. Primeiro, nas categorias de base e depois como auxiliar técnico de Roger Machado e de Renato Portaluppi.

Dentro de campo, a tendência é que o interino mantenha algumas ideias e a base da escalação de Quinteros, com possíveis trocas pontuais. Uma novidade é o retorno de Cristian Olivera, ausente nos dois últimos jogos.

O provável Grêmio tem: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti e Cristaldo; Amuzu, Kike Olivera e Braithwaite.

Retornos no Inter

O Colorado também teve um choque de realidade no meio de semana ao perder o primeiro jogo no ano após 17 partidas de invencibilidade. Superado o primeiro revés, o Inter tenta manter a hegemonia recente nos clássicos, onde não perde para o rival desde maio de 2023. São sete jogos, com cinco vitórias e dois empates.

Para o confronto, o técnico Roger Machado tem três retornos. Os zagueiros Victor Gabriel e Juninho, e o atacante Wesley.

O provável Inter tem: Anthoni; Aguirre, Rogel (Victor Gabriel), Vitão e Bernabei; Fernando e Bruno Henrique; Vitinho, Alan Patrick e Wesley; Valencia.

Cobertura do A Hora

A Rádio A Hora prepara cobertura especial com o Concentração abrindo às 19h direto da Arena. A Jornada Esportiva abre às 21h10min. Após o jogo, as entrevistas, análises e repercussão da partida seguem no Prorrogação.

Interinos no GreNal

2012
Primeiro GreNal de Roger

O primeiro GreNal de Roger Machado como técnico de forma interina ocorreu em fevereiro de 2012, sucedendo Caio Júnior, demitido após apenas oito jogos. No Estádio Beira-Rio, o Grêmio venceu por 2 a 1 o adversário comandado por Dorival Júnior. Léo Gago abriu o placar. Leandro Damião empatou, e Kleber Gladiador marcou o gol da vitória tricolor. Um detalhe é que Roger comandou o Grêmio em outros dois grenais sem ser o técnico efetivo. Como auxiliar técnico, ele esteve a beira do campo em clássicos de 2011 e 2013.

2012
GreNal da despedida do Olímpico

Coube a Osmar Loss ser o último técnico colorado a enfrentar o Grêmio no Estádio Olímpico, substituindo Fernandão. No dia 2 de dezembro de 2012, ele comandou o Inter no empate em 0 a 0 diante do Tricolor comandado por Vanderlei Luxemburgo, válido pela última partida do Brasileirão. O empate, além de frustrar a festa tricolor na despedida do icônico estádio, tirou o time da vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. O jogo foi marcado ainda por um desentendimento entre o técnico interino do Inter e o zagueiro Saimon, do Grêmio.

2015
GreNal do 5 a 0

O jogo mais lembrado quando o assunto é técnico interino em clássico grenal. Em agosto daquele ano, o Inter recém eliminado da semifinal da Copa Libertadores para o Tigres decide demitir o técnico Diego Aguirre e criar um “fato novo” para o clássico que seria disputado na Arena três dias depois. Contra o Grêmio de Roger Machado, o Colorado comandado por Odair Hellmann sofreu uma das goleadas mais vexatórias da história do clássico. Luan, em duas oportunidades, Giuliano, Fernandinho, e Revér, contra, marcaram os gols.

Acompanhe
nossas
redes sociais