O traquejo de jornalista nos capacita para diferenciar a justificativa plausível de quando a verdadeira explicação é ocultada. É sobre os projetos habitacionais voltados aos desabrigados pelas enchentes.
Que o trâmite está lento quase ninguém discorda. A diferença são os motivos.
Um dos fatores seria a troca de governos municipais em meio a criação dos projetos a serem protocolados. Os prefeitos locais não entendem assim. O contato mais frequente dos líderes do Vale é o prestativo Maneco Hassen. O ex-prefeito de Taquari e representante do governo federal no RS não “foge da briga”. Participa dos processos e abre vários caminhos.
A burocracia na liberação das áreas suheridas pelos municípios trava nos requisitos da Caixa Econômica Federal e no Ministério da Habitação. Temos inúmeros anúncios, alguns até repetidos. O que não se vê é tijolo e cimento no volume esperado para devolver dignidade para quem perdeu seu abrigo nas enchentes, inclusive a de 2023.
Nenhum dos argumentos convence o suficiente para explicar a demora na construção das casas. Seja a falta de agilidade pelos setores responsáveis dos municípios, a burocracia nos trâmites bancários ou nos departamentos do governo federal, precisamos resolver e logo!
Alerta de polêmica em Lajeado!
De todos os projetos protocolados na câmara de Lajeado nos últimos meses, o mais polêmico deles inicia sua tramitação na próxima terça-feira na reunião das comissões permanentes. É quando teremos as primeiras manifestações oficiais dos demais 14 vereadores sobre o polêmico assunto das cotas raciais em concursos públicos organizados pelo município.
O tema é sensível e não acredito que seja esgotado em poucas sessões. É possível até que as sessões em que o projeto estiver em pauta sejam marcadas por plenário cheio e manifestações.
A autora é a professora Rosane Cardoso (PT), que garante a legalidade do projeto no aspecto jurídico. A articulação política é outra etapa e acredito que seja necessário reverter o posicionamento, por hora de bastidores, de alguns dos vereadores.
Nas redes sociais o tema rendeu, com comentários pertinentes e outros mais raivosos. De qualquer forma, é mais uma polêmica no Legislativo de Lajeado.
Rapidinho…
Andrea Haetinger retorna ao quadro de servidores da administração pública de Lajeado. A advogada ligada ao PSDB integra a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo no cargo de Cooperadora de Departamento. Andrea tem experiência na organização de eventos como a Semana Farroupilha e demais programações atreladas à secretaria.