Projeto de Vida, projeto de vida!

Opinião

Aline Ferreira

Aline Ferreira

Projeto de Vida, projeto de vida!

Quando pensamos em projeto de vida, imaginamos um plano pessoal que nos sirva de ferramenta para desenvolvermos algo que inclua vida pessoal, social e profissional.

Construir um plano de vida que inclua metas, sonhos, objetivos, é algo que sempre esteve presente sobre as “nuvens” de pensamentos, ou de uma forma mais romântica, no coração das pessoas.

A prática de registrar, escrever, e de alguma forma trazer este registro como um instrumento prático para utilizar na vida, trazendo diretrizes, nem sempre foi ou é tão comum.

Utilizar uma ferramenta organizacional que carregue planos e metas, de um projeto de vida, é algo que durante muito tempo esteve associado somente ao universo profissional. Vinculado a planos de negócios.

A vida moderna, a globalização e o estrondoso compartilhamento de informações, democratizou estas informações, e hoje interagimos com palavras e ou ferramentas como planner e bullet journal.

A evolução de sistemas organizacionais no mundo corporativo, esporte, desenvolvimento pessoal, (entre outros), sugere um alinhamento da Educação também neste sentido. Dentro de uma diversidade de métodos disponíveis ou possíveis de serem construídos para estimular a construção do hábito de ‘planejar a vida’, surge o componente curricular Projeto de Vida.

Projeto de Vida, em sua essência, pode ser uma ferramenta de autoconhecimento importantíssima para contribuir com o desenvolvimento humano de milhões de crianças e jovens brasileiros.

Através do desenvolvimento de atividades dentro ou a partir deste componente curricular, podemos ter uma fonte inesgotável de reflexões pertinentes ao desenvolvimento de uma tríade de desenvolvimento humano, social e cognitivo.

Escrever sobre Projeto de Vida foi um pedido de uma seguidora. De fato, teria muito mais para expandir sobre este assunto. Então, fica aqui um pedido a todos os leitores, para que pesquisem sobre, mas principalmente aos pais, dindos, tios, avós (…). Perguntem aos seus jovens e crianças sobre Projeto de Vida (na escola), mas considerem também perceber se há um projeto de vida acontecendo.

Contribuir com a evolução de nossas crianças e jovens, além de ser compromisso de todos nós, é um entendimento mínimo de que dependemos disso. O sucesso de nossos jovens e crianças define sim, nosso futuro. Projetar esta vida agora e para o futuro, é uma necessidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais