Documento divulgado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na quarta-feira, 16, atesta que o ônibus da instituição envolvido em um acidente na RSC-453, em Imigrante, estava com a manutenção em dia. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa realizada pela reitoria.
O acidente aconteceu em 4 de abril, quando o veículo que transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM tombou em uma ribanceira. Sete pessoas morreram na tragédia.
Segundo o documento, a última vistoria no ônibus aconteceu em 23 de janeiro de 2025, com validade até 23 de julho. O reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou que, por se tratar de um ônibus escolar, o veículo é obrigado a passar por inspeções regulares, nas quais todos os itens obrigatórios foram verificados. “Existe um engenheiro mecânico credenciado que autorizou esse ônibus a rodar. Além disso, é feita uma manutenção periódica nesse veículo”, explicou Schuch.
De acordo com a reitoria, cerca de R$ 40 mil foram investidos na manutenção do ônibus nos últimos seis meses.
O motorista do ônibus prestou depoimento à polícia no dia 9 de abril e manteve a versão de que uma falha mecânica no sistema de freios causou o acidente.
Procurada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou responsabilidade sobre o caso, afirmando que o transporte escolar não é de sua competência.