O coração de Muçum volta a bater mais forte com a retomada de um dos eventos mais simbólicos da cidade: a encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo promovido pela Associação Muçunense de Artes (AMA) será realizado amanhã, 18, às 19h30min, no Morro da Matriz, no centro da cidade.
Com forte apelo emocional e espiritual, a peça reúne cerca de 70 atores amadores de Muçum e região. A história da morte e ressurreição de Jesus Cristo é contada de forma fiel à narrativa bíblica, mas com inovações cênicas e técnicas a cada edição.
Realizada desde 2002, a Paixão de Cristo começou em um ginásio de esportes e cresceu até se tornar uma das maiores encenações ao ar livre do Rio Grande do Sul. “Cada detalhe está sendo pensado com muito carinho. Sabemos da importância espiritual e simbólica desse momento para a comunidade. Em tempos difíceis, é na fé que muitas pessoas reencontram força para seguir. E a encenação da Paixão de Cristo é justamente isso: um reencontro com a esperança”, afirma Renan Lucas Nardin, presidente da AMA.
O governo de Muçum custeia mais de 80% do evento. Ainda assim, devido aos impactos das enchentes de 2023 e 2024, a AMA lançou uma campanha para arrecadar recursos via Pix. As contribuições podem ser feitas para o CNPJ 22.234.503/0001-64.
“Ali, no mesmo local onde vamos encenar, o rio Taquari passou com força devastadora em setembro de 2023 e maio de 2024, arrastando tudo o que havia pela frente. E hoje, estamos novamente aqui, mas desta vez para um momento de fé, de reflexão, de reconstrução coletiva pela arte e pela espiritualidade”, acrescenta o diretor Ranieri Zilio Moriggi.
O público poderá assistir à apresentação sob a estrutura da Rua Coberta, com proteção contra o sereno. A orientação é que cada pessoa leve sua cadeira. Também haverá distribuição gratuita de água quente e erva-mate, oferecida pela Ervateira Erva-Mate da Família.