Lajeado será o ponto de encontro para mais de 750 crianças escoteiras de 7 a 11 anos durante o feriadão de Tiradentes. A cidade sedia, entre os dias 18 e 21 de abril, o Acantonamento Geral de Alcateias Amigas do Rio Grande do Sul (AGAARS), considerado o maior evento voltado ao público infantil dentro do escotismo no Brasil.
Organizado pelos Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul, o encontro ocorre no Parque do Imigrante e conta com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio das secretarias da Saúde, de Obras, da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além da Coordenadoria de Comunicação. Esta é a segunda vez que o município recebe o AGAARS, que esteve em Lajeado pela primeira vez na terceira edição, realizada em 2015.
Com o tema “O mundo mágico de Harry Potter”, a edição deste ano propõe uma imersão fantástica para os chamados lobinhos – como são conhecidas as crianças da faixa etária dentro do movimento escoteiro. A proposta é que os jovens explorem atividades lúdicas como a criação de poções, desafios com criaturas mágicas e produções no jornal bruxo, sempre com foco na educação, trabalho em equipe e criatividade.
As atividades noturnas prometem ser o ponto alto da programação, com destaque para a Festa das Bruxas, intervenções de personagens do universo de Harry Potter e a Batalha Final. A estrutura envolve acampamentos, oficinas temáticas e espaços adaptados para receber crianças de diferentes cidades do Rio Grande do Sul com segurança e conforto.
Para a presidente da Região Escoteira do RS, Cristine Ritt, o evento vai além da diversão. “O AGAARS é um exemplo de grande atividade para todo o país, pois é um grande desafio organizar um evento dessa magnitude para um público com tantas especificidades, isso sem falar da grande estrutura e do quanto isso impacta na economia não só de Lajeado, mas de toda a região do Vale do Taquari”, afirmou.
Além do impacto econômico positivo, o evento reforça o compromisso do escotismo com a formação de crianças mais autônomas, colaborativas e conscientes do seu papel no mundo. O AGAARS deve movimentar hotéis, restaurantes e o comércio local, consolidando Lajeado como polo de grandes encontros educativos e culturais.

Crédito da imagem: Fernando Ariotti/divulgação

Crédito da imagem: Fernando Ariotti/divulgação