Governo convoca a imprensa para falar sobre pedágios

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Governo convoca a imprensa para falar sobre pedágios

Dirigentes e representantes de diversos veículos de comunicação atuantes nas regiões do chamado Bloco 2 das concessões – com destaque à região dos vales – foram convidados para uma conversa “olho no olho” com os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e de Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi. O encontro ocorreu ontem, em Porto Alegre, e contou com um expressivo – e crítico – número de jornalistas, diretores e outros profissionais ligados às empresas de comunicação. E a conversa foi muito franca e produtiva. De um lado, os secretários de Eduardo Leite (que deve mesmo trocar o PSDB pelo PSD no dia 6 de maio) reforçaram os argumentos do governo para a concessão ainda em 2025.

De outro, jornalistas voltaram a apresentar as principais dores e preocupações estudadas ao longo dos últimos anos pelos líderes regionais e população em geral. Não foram divulgados detalhes do futuro edital. Mas surgiram indícios de que os 24 pórticos de free flow serão mantidos nos mesmos locais já apresentados, e o governo estadual voltou a reafirmar que a tarifa teto do km rodado vai baixar dos R$ 0,23 e a devolutiva será apresentada até o fim do mês de maio. Ah, e também reforçou a intenção de recriar – e fortalecer – o “Conselhão dos Usuários”.

Méritos a todos. Mas ainda é insuficiente

A cada nova notícia ou crítica ao lento avançar das obras de reconstrução, a mesma reclamação por parte de representantes dos governos municipais, estadual e federal. A crítica sempre parece injusta para alguma “hélice” desse triângulo da esfera pública. Da mesma forma, os elogios nunca parecem suficientes para valorizar o serviço prestado ou mesmo para massagear o ego de determinados agentes públicos e seus anseios particulares. Não é fácil reportar neste enxame de informações, anúncios, atrasos, desistências, morosidade e solenidades de todos os lados. Mas tudo fica mais fácil quando o propósito não é agradar A ou B, mas, sim, lutar pela reconstrução do Vale. Dito isso, a conclusão é simples: todos já fizeram muito, mesmo, mas ainda é muito insuficiente.

 

Amat e o turismo integrado

A Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) iniciou um importante movimento interno para melhor aproveitar o novo cenário turístico que se apresenta. Os gestores criaram um Grupo de Trabalho de Turismo e Cultura e, na primeira reunião realizada nessa terça-feira, a pauta foi a programação conjunta entre as cidades para as festividades de 150 anos da imigração italiana. E isso é um baita exemplo para outras associações: debater programações conjuntas entre cidades.

Troca-troca e eleições no MP/RS

A Comissão Eleitoral do MP/RS homologou, no fim da tarde dessa terça-feira, 15 de abril, a nominata dos candidatos para a formação da lista tríplice destinada à escolha do novo procurador-geral de Justiça (PGJ). São eles, em ordem alfabética, os promotores de Justiça Alexandre Sikinowski Saltz (atual PGJ), Lisandra Demari e Luciano Vaccaro. A votação ocorrerá exclusivamente em meio eletrônico, iniciando às 8h do dia 15 de maio e encerrando às 17h de 17 de maio. E uma curiosidade. Na eleição passada do MP gaúcho, em 2023, Saltz concorreu contra o promotor lajeadense, Júlio César de Melo. Aliás, uma outra curiosidade. Se vencer o pleito, Lisandra será apenas a segunda procuradora na história do MP gaúcho.

Mobilidade e segurança

O governo de Lajeado promete agir contra os gargalos na mobilidade urbana. E isso envolve o alargamento de vias municipais. Dito isso, fica a dica para que o poder público resolva um entrave histórico entre os bairros Carneiros e Universtário. Aliás, são dois gargalos. O primeiro é o entroncamento entre a Rua Sabiá e a Av. Alberto Müller – e também é preciso pensar no prolongamento da referida avenida. O segundo problema está na Av. Amazonas, mais especificamente na esquina com a Rua Beija Flor. É um ponto confuso, onde uma avenida ampla (e com canteiro) se transforma em uma pista simples e estreita. Para quem desconhece os trechos, os pontos se tornam perigosos. E o fluxo de veículos é cada vez maior naquela região da cidade.

Te prepara, “motora”!

Amanhã inicia o feriado de Páscoa. Portanto, e se você pretende se deslocar para outras regiões do Estado, é bom se programar. Nas rodovias federais, por exemplo, a CCR ViaSul prevê um movimento de 1,1 milhão de condutores em alguma das quatro rodovias sob sua administração (BR-101, 386, 448 e Freeway). Só na Freeway são esperados pouco mais de 310 mil veículos.

TIRO CURTO

  • A próxima reunião-almoço da Acil de Lajeado ocorre no dia 29 de abril, com a presença do CEO da Madesa Móveis, Pedro Cini.
  • Em Teutônia, o vereador Moisés Cardozo propõe uma homenagem ao atleta Deivid da Silva Nunes, que participou da Meia Maratona de Berlin, na Alemanha, no dia seis de abril passado. Ele ficou em 2º lugar entre os brasileiros, correndo 21 km em 1h13min. E entre os 42 mil corredores da prova, ele ficou em 196º na posição geral.
  • O colega Henrique Pedersini antecipou ontem a provável nova direção do PT de Lajeado, que terá à frente a jovem Luiza Bassegio. Ela concorreu a vereadora em 2024 e tem se destacado como uma das novas líderes da esquerda na cidade. Em tempo, uma renovação necessária ao PT lajeadense, e que poderia servir de exemplo a outros partidos tradicionais.
  • O governo de Lajeado prometeu normalizar nesta quinta-feira o serviço de recolhimento de lixo na cidade. Aguardemos!

Acompanhe
nossas
redes sociais