Comunidade se reúne hoje para debater plano diretor

Estrela

Comunidade se reúne hoje para debater plano diretor

Encontro ocorre às 18h30min, na sede da Cacis, com apresentação das áreas de risco e próprias para ocupação no município

Comunidade se reúne hoje para debater plano diretor
Estrela foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias e passa por revsão do plano diretor. (Foto: ARQUIVO A HORA)
Estrela

Para fechar a agenda de audiências públicas com a comunidade, ocorre hoje, 17, em Estrela, e dia 23, em Encantado, mais dois encontros para discutir os planos diretores dos municípios. O momento é coordenado pela Univates, por meio de contrato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), a fim de revisar ou criar novos planos a sete cidades atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari.

As audiências públicas já ocorreram em Arroio do Meio, Muçum, Colinas, Roca Sales e Cruzeiro do Sul. Na noite de hoje, em Estrela, o encontro é na sede da Cacis, no Centro, às 18h30min. A equipe de profissionais da Univates vai apresentar à comunidade o estudo do zoneamento de áreas de risco e as diretrizes preliminares de ocupação prioritária da cidade, elaboradas nos últimos meses.

Os levantamentos servem como base para orientar as prefeituras sobre locais mais adequados para futuras construções e áreas onde a permanência pode representar perigo. O encontro de hoje ainda serve para levantar as principais demandas e preocupações da comunidade estrelense.

O projeto

O contrato entre Univates e Sedur foi firmado em junho de 2024, com investimento de R$ 3,1 milhões. Depois das duas primeiras entregas serem feitas, os próximos passos envolvem a elaboração de propostas urbanísticas mais detalhadas, além de planos setoriais, com estratégias de implementação para tornar as cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis.

Após definido o projeto final do plano diretor do município, levando em consideração as demandas comunitárias, o documento deve ser instituído através de Lei Municipal aprovada na Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito.

Demandas das cidades

  • Revisão e fortalecimento dos planos diretores municipais;
  • Soluções habitacionais resilientes, com projetos que considerem as condições ambientais e minimizem riscos;
  • Infraestrutura como parques alagáveis e sistemas de drenagem sustentável, para mitigar impactos de futuras enchentes;
  • Revisão dos perímetros urbanos, priorizando áreas mais seguras para o crescimento das cidades.

Próximas agendas

  • Estrela: 17/04, às 18h30min, na sede da Cacis, no Centro.
  • Encantado: 23/04, às 18h30min, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais