Univates ocupa a 3ª posição entre as melhores do país, diz MEC

ENSINO SUPERIOR

Univates ocupa a 3ª posição entre as melhores do país, diz MEC

O indicador abrange universidades privadas e comunitárias. Ao todo, 18 cursos obtiveram conceito de excelência para o Ministério da Educação (MEC)

Univates ocupa a 3ª posição entre as melhores do país, diz MEC
A Univates manteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos, em uma escala de 1 a 5, considerada uma nota excelente pelo MEC. (Foto: divulgação)
Lajeado

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) está entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil mais uma vez. Os indicadores de qualidade da educação superior no país foram divulgados na sexta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Univates foi reconhecida como a IES com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas e comunitárias e está em terceiro lugar no ranking do Brasil.

Os resultados apresentados compreendem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição, e estão associados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.

A Univates manteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos, em uma escala de 1 a 5, considerada uma nota excelente pelo MEC. Os indicadores estão disponíveis no site do Inep.

A reitora da Univates, Evania Schneider, destaca que os resultados validam o esforço de toda a comunidade acadêmica em busca da excelência. “Temos muito orgulho dessa conquista, que reforça nosso compromisso com a transformação da sociedade por meio de uma educação de qualidade.”

A gestora afirma que esse é um reconhecimento que inspira a universidade a seguir em frente, sempre em busca do melhor. “Agradeço a todos os discentes, docentes e técnicos-administrativos que contribuíram para alcançarmos resultados tão positivos”, afirma.

Excelência acadêmica

O indicador abrange a avaliação de 18 cursos de graduação da Univates: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; e Odontologia. A maior parte dos cursos ofertados pela Univates alcançou um conceito de excelência em uma escala de 1 a 5.

“Mais uma vez, a Univates coloca em evidência um de seus princípios institucionais, que é a excelência acadêmica”, destaca o pró-reitor de ensino e extensão da Univates, Tiago Weizenmann.

Os resultados divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, segundo o profissional, traduzem o trabalho do dia a dia da universidade, por professores e estudantes, e também por funcionários técnico-administrativos e setores de apoio.

“É a qualidade das diferentes atividades no ensino, na extensão e na pesquisa que faz da Univates uma reconhecida instituição, na nossa região, no Rio Grande do Sul e no país”.

Indicadores

  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – busca mensurar o valor agregado pelo curso ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, no fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes, quando eram ingressantes na educação superior;
  • Conceito Preliminar de Curso – é formado a partir da combinação de diversos fatores, incluindo o rendimento dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo curso à formação, a qualificação do corpo docente e as condições estruturais e pedagógicas oferecidas para o processo de ensino-aprendizagem.
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – integra o conjunto de procedimentos e instrumentos que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esse índice é calculado a partir da média das notas dos cursos de graduação do último triênio e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, atribuídos aos programas de mestrado e de doutorado.

Cursos em destaque

  • Engenharia de Produção, bacharelado (presencial) – melhor curso do Brasil entre todas as Instituições de Ensino privadas.
  • Engenharia Química, bacharelado – melhor curso do Brasil entre todas as Instituições de Ensino privadas.
  • Engenharia Mecânica, bacharelado – 2º melhor curso do RS entre as universidades privadas.
  • Fisioterapia, bacharelado – melhor curso entre as Instituições de Ensino privadas do RS.
  • Odontologia, bacharelado – melhor curso entre as Instituições de Ensino privadas do RS.

Acompanhe
nossas
redes sociais