A turma do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara elaborou e entregou uma carta à equipe técnica da
Administração Municipal, ao prefeito Márcio Haas e aos vereadores. O documento expõe problemas ambientais e estruturais a aponta sugestões de ações e melhorias.
Conforme o professor da disciplina 10 de Legislação Ambiental, Marcelo Heisler, no início do ano surgiu a discussão sobre temas relacionados ao meio ambiente, como as mudanças climáticas e seus impactos – muitos vividos no Vale do Taquari e no estado. Partiu do interesse dos alunos pesquisar o assunto e focar nas questões locais. “Eles decidiram também dar sugestões para que a nova gestão municipal pudesse implantar medidas para minimizar os problemas ambientais de Santa Clara do Sul.”
O primeiro passo foi uma ampla pesquisa em outras administrações públicas e entrevistas com profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, biologia, meio ambiente, obras e limpeza urbana. Depois, elencar os problemas e as possíveis soluções.
Heisler conta que a carta foi submetida à equipe técnica da administração local. Depois da análise do material e de algumas colaborações, os alunos ajustaram alguns pontos e finalizaram o documento, que foi entregue às autoridades. “Os alunos ficaram muito orgulhosos de fazer este trabalho e por serem recebidos pelo prefeito.”