A pizza é um clássico da culinária mundial. Mas para manter-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso mais do que um bom molho e uma massa bem feita: é necessário inovar. Foi assim que nasceu e se reinventou a Tutti’s Pizzaria, que completa 11 anos de atuação em 2025, com uma trajetória marcada por paixão, sabor e constante evolução.
Fundada em 4 de julho de 2014 pelos administradores Taís Daniela Schmidt e João Gabriel de Borba, a pizzaria começou exclusivamente como delivery, com uma proposta clara: oferecer pizzas para todos os gostos, com qualidade e praticidade. A base para isso veio de um curso de gastronomia realizado na Univates, que despertou o desejo de transformar o amor pelo prato em um negócio.
A Tutti’s rapidamente conquistou espaço e o paladar dos clientes. Localizado no bairro Florestal, em Lajeado, o ponto do delivery foi escolhido de forma estratégica para facilitar a logística e o acesso às principais avenidas da cidade. O sucesso, no entanto, trouxe também novos desafios e oportunidades.
“A gente sentia que faltava alguma coisa no delivery. Muitos clientes comentavam sobre ter um lugar para saborear a nossa pizza com a família e os amigos. Foi então que surgiu a ideia de fazer o espaço Gourmet”, revela João Gabriel.
Do delivery à experiência gourmet
Há três anos, surgiu a oportunidade de transformar um ponto comercial em pizzaria. A ideia foi além de simplesmente replicar o delivery: o espaço gourmet nasceu para oferecer uma experiência completa, com ambiente aconchegante, pratos autorais e um cardápio diferenciado.
Mais do que acompanhar tendências, a Tutti’s busca entendê-las e adaptá-las ao seu estilo. Para isso, Taís e João participam de feiras, pesquisam referências, seguem chefs renomados e testam novos ingredientes. Um exemplo recente é o uso do creme de pistache — uma tendência forte no setor — incorporado ao cardápio após testes e estudos sobre o produto.
“Nosso compromisso é com a qualidade. Buscamos sempre fornecedores de confiança e estamos atentos ao que há de novo”, explica Tais.
O programa “O Meu Negócio” foi apresentado por Vini Bilhar e transmitido ao vivo na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Marcauten, Dale Carnegie, Black Contabilidade, Motomecânica, Sunday Village Care, Construtora Giovanella, Pórtico Pré-fabricados, Lajeado Imóveis, Construtora Diamond, BIMachine, Lorenzon Plásticos, e Sheeren e Perosso Gestão Tributária.
Dica de leitura
O fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia
– por Walter Longo
Os indivíduos influenciam a sociedade por suas visões e seus posicionamentos únicos e particulares. E isso transforma o mundo que conhecíamos até agora.
Em “O fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia”, Walter longo mostra aos profissionais das áreas de gestão, marketing e comunicação que interação social com os aspectos do mundo ao nosso redor se transforma irrestritamente.
Não há limites para as mudanças em curso. E essas transformações não resultam do acaso. Vivemos um período de transição no qual consolidamos uma nova Era.
Entrevista
João Gabriel de Borba e Tais Daniela Schmidt – sócios da Tutti’s Pizza Delivery e Gourmet
“Tivemos o apoio de toda a família”
Vini Bilhar – A partir de que momento vocês decidiram abrir o próprio negócio?
Tais – Na verdade a gente iniciou em cursos diferentes na faculdade, mas acho que a gente teve na veia essa questão de empreender. E sempre queríamos ter um negócio, mas não sabíamos exatamente o que. A parte da alimentação não era um mundo que nos pertencia, mas sempre gostamos de comer. Quando a gente se formou na faculdade a gente saiu com a vontade de fazer algo com o que aprendeu. Tínhamos o sonho de ir morar na praia. Então pensávamos em como fazer para abrir um negócio e morar na praia. Chegamos na ideia da pizza, fizemos um curso na Univates, momento em que realmente nos apaixonamos por esse mundo e, no final, acabamos abrindo em Lajeado.
Qual a importância da universidade e das empresas pelas quais passaram antes para montar a história de vocês?
João – A Tais trabalhava mais na área de vendas e eu era mais na parte industrial. Trabalhei em grandes empresas da região, na logística, programação e gerente de produção. E, para ambos, isso trouxe uma bagagem para poder colocar no nosso negócio. A gente começou com a ideia pós se formar. Estávamos naquela fase de trabalhar de dia e estudar de noite, mas parecia que faltava alguma coisa. A gente fez alguns cursos de risotos, drinks e culinárias, até chegar no curso da pizza que foi quando tudo deu certo. Até fomos a Balneário Camboriú pesquisar o mercado. Passamos praticamente duas semanas e acabamos desistindo, pelo fato de ter toda a família aqui e ser um ramo que não conhecíamos direito. Quando a gente decidiu empreender aqui, teve todo o apoio da família. Isso foi em 2014.
Tais – A faculdade nos ajudou muito, pois tem todo o embasamento teórico que usamos no dia a dia. Claro que a prática não se compara, mas só tu ter a parte prática ou a teórica não faz uma empresa. É preciso dos dois juntos.
Por que a pizza e em que momento vocês decidiram que era o que iriam buscar?
João – A pizza é a paixão do brasileiro e sempre a enxergamos como uma oportunidade para iniciar nosso negócio. Entramos no ramo, até com outras ideias junto, mas focamos totalmente na pizza. Desde lá, já se passaram 11 anos.
Vocês começaram pelo delivery e foram para o gourmet. O que muda na projeção de negócios de vocês e no produto?
Tais – O delivery está projetado para atender as pessoas bem no seu dia a dia. Durante a semana, elas chegam cansadas pós-rotina e o delivery é excelente nesse sentido, pois dá uma mão. Já no final de semana, para receber pessoas, o que tu vai servir? A pizza agrada a todos e é prática. O delivery é ótimo mas a gente sentia a necessidade de poder também mostrar e servir o cliente naquele momento especial: o do sair para jantar. Queríamos estar presentes nesse momento da vida dos clientes. Nessa ideia, surgiu a Tutti’s Pizza Gourmet, que é um restaurante onde você pode ir comer sua pizza, mas trabalhamos também com pratos de massa. Em cima disso, criamos o rodízio premium, que o diferencial é poder escolher a pizza, personalizá-la como quiser e a gente leva até a mesa.