A Caravana Educame já está na estrada e leva educação ambiental de forma lúdica e descontraída às escolas da região. A primeira parada foi na Emef Alfredo Lopes da Silva, no bairro Morro 25, em Lajeado. Depois rumou para Escola Municipal Pedro Lopes Schmidt, no Distrito de Delfina, em Estrela, e não parou mais.
A programação conta com a peça teatral “Educa-me, por quê?” O personagem chamado “Por Que?” interage com os alunos por meio de perguntas e respostas, música e muita animação.
Com uma bacia de alumínio nas mãos e um quadro da bacia hidrográfica Taquari-Antas, ele explica como ocorre o transbordamento e as enchentes. No final do espetáculo, o “Por Que” entrega uma placa de escola amiga do meio ambiente e concede o título de “Embaixada do Meio Ambiente”.
- CONFIRA A ATIVIDADE NA EMEF ALFREDO LOPES DA SILVA
- CONFIRA A ATIVIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO LOPES SCHMIDT
OFICINA
Durante a caravana, os alunos são convidados a participarem da oficina “Repórter Ambiental Mirim”, ministrada pela jornalista Luciane Eschberger Ferreira, do Grupo A Hora . A intenção é despertar a curiosidade sobre os assuntos voltados ao meio ambiente e incentivar que as crianças mandem notícias da sua escola para serem publicadas no suplemento impresso do Educame. A raposa Fox é a personagem que convida à produção de notícias, já que o animal é o símbolo do jornalismo.
Educame
O programa Educame foi lançado em 2024 com a publicação do livro e da cartilha, elaborados para professores e estudantes. Este ano, passou a abranger concurso cultural estudantil, suplemento impresso mensal e as caravanas nas escolas. A ação leva teatro, oficinas temáticas entre outras atividades nas escolas.
Depoimentos
“A nossa escola vem trabalhando as questões ambientais desde o início do ano. O Educame vem ao encontro do nosso projeto. Os alunos gostaram muito. Eles passaram por momentos muito difíceis e dolorosos. Agora, a escola recebe esta proposta diferente, para que eles se alegrarem e perceberem que é possível, sim, a gente continuar com alegria com entusiasmo.” – ROSEMARI DULLIUS SEHN, diretora da Emef Alfredo Lopes da Silva, de Lajeado
“Este projeto vem ao encontro da proposta da nossa escola, voltada ao campo ao meio ambiente. Percebemos a ludicidade na apresentação, e os alunos participam ativamente.” – CARLA INÊS STEFFENS, diretora da Emef Pedro Jorge Schmidt, de Estrela.
Agenda
- 16/04 • Escola Municipal Professora Odila Rosa Scherer, Venâncio Aires
- 23/04 • Emef Barra da Forqueta, Arroio do Meio
- 30/04 • Emef Jacob Sehn, Cruzeiro do Sul