A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) aguardava a liberação de R$ 500 mil para a construção do Parque Temático da Erva-mate, junto ao Parque do Ibama, em Ilópolis. A ideia era resgatar a história do produto desde os indígenas, contando sua evolução e processos de transformação.
Além disso, na época, a entidade também organizava o concurso Miss Turismo do Vale do Taquari, que aconteceria em outubro, na cidade de Teutônia. A vencedora representaria a região nos eventos e programações do setor.
Vinte anos mais tarde, o Parque do Ibama existe ainda hoje em Ilópolis e o local também abriga a sede do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), além do roteiro turístico-cultural Processo Histórico da Erva-Mate.
Santa Clara abria a Av. da Emancipação
A administração municipal de Santa Clara do Sul iniciava as obras de ampliação da Avenida da Emancipação, que passa em frente à prefeitura. A obra ligaria os loteamentos Santa Clara e Boering à ERS-413. Com a abertura da via, a cidade teria mais um acesso ao centro do município. A Avenida da Emancipação tinha sido planejada para ter 120 metros de extensão e 30 de largura.
Há 50 anos…
Cataventos Arenhart inaugurava na BR-386
A Rodovia Presidente Kennedy (BR-386) recebia uma nova empresa. A firma Cataventos Hidráulicos Arenhart inaugurava seu novo prédio em Lajeado. A empresa era dirigida pelo casal Dário e Neusa Arenhart.
Seis anos antes, Dário era professor em Capitão, e enfrentava o constante problema de fornecimento de água para uso dos alunos e limpeza do prédio escolar. A água precisava ser retirada do poço por meio de balde ou bomba manual.
Foi a partir disso que construiu um catavento hidráulico, que ajudava na retirada da água sem energia elétrica e nem esforço físico. A invenção fez sucesso, Dário construiu outros e patenteou a criação. Seis anos mais tarde, já tinha fabricado mais de 800 unidades e a empresa crescia cada vez mais.
Hoje é
- Dia Mundial da Voz
- Dia do Sacerdócio
Santo do dia: São Benedito José Labre