Encontro da Acil debate a concessão

RODOVIAS DO VALE

Encontro da Acil debate a concessão

Reunião-almoço ocorre hoje e detalha avanços e preocupações sobre o novo modelo de pedágios proposto pelo Estado

Encontro da Acil debate a concessão
Estado estabelece que até agosto será possível apresentar a versão final. (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promove hoje reunião-almoço sobre os rumos da concessão rodoviária no Vale do Taquari. O encontro reúne cinco painelistas do grupo de trabalho formado por empresários.

Em comum, a defesa de um modelo com tarifa mais justa, uso de tecnologia como o free flow e a necessidade de obras estruturantes para destravar a logística. Com o tema “A concessão e o free flow na visão das entidades empresariais”, o painel terá a presença de Adelar Steffler, Gilberto Piccinini, Ivandro Rosa, Leandro Eckert e Nilto Scapin.

Vice-presidente da CIC-VT e coordenador do grupo de trabalho sobre concessões, Steffler aborda o avanço nas negociações com o governo estadual. Para ele, o novo modelo rompe com antigas práticas de cobrança sem contrapartidas em obras. “Hoje o diálogo é mais maduro. O Estado nos ouve. Queremos uma concessão com tarifa baixa, mais gente pagando menos e obras que tragam retorno real para a região.”

Conforme o diretor de infraestrutura da CIC-VT, Leandro Eckert, defende melhorias no plano do Estado para baixar o valor da tarifa. “Sem a iniciativa privada, o Estado não tem como bancar os investimentos que precisamos. A concessão sendo bem-feita tira o Vale da estagnação.”

Ele também ressaltou os benefícios do sistema de pedágio eletrônico (free flow). “Além de reduzir custos, evita filas, diminui o consumo de combustível e melhora a fluidez do tráfego.”

Conforme o presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, é preciso chegar a um denominador comum para a concessão, algo que atenda as necessidades em termos de obras, investimentos e que não sobrecarregue os usuários.

O coordenador regional da Federasul, Ivandro Rosa, aborda a importância da participação social nos conselhos de usuários e nas comissões de monitoramento. “Precisamos acompanhar de perto a execução dos contratos.”

Já o vice-presidente de infraestrutura da Acil, Nilto Scapin, realça a importância de cobrar planejamento e compromisso. Ele apresentará, durante o evento, um levantamento comparativo entre o que o Estado investiu nas rodovias nos últimos 25 anos e o volume necessário para executar as obras previstas na concessão.

Estado promete baixar tarifa

Na semana passada, o governador Eduardo Leite afirmou que a tarifa será reduzida e já sinalizou mudanças. Conforme o secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi, o plano de concessão será revisto com base nas contribuições recebidas na consulta pública. Segundo ele, mais de 60% das manifestações da sociedade trataram da insatisfação com o teto tarifário proposto, de R$ 0,23 por quilômetro.

Acompanhe
nossas
redes sociais