A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) reuniu nesta terça-feira líderes empresariais para tratar sobre o futuro das concessões rodoviárias no Vale do Taquari. O encontro teve cinco integrantes do grupo de estudos do setor produtivo.
Os painelistas destacaram a necessidade urgente de um modelo equilibrado que combine tarifas acessíveis, tecnologia de cobrança eletrônica (free flow) e investimentos em obras estruturantes.
Vice-presidente de Infraestrutura da Acil, Nilto Scapin, realça que o RS ficou para trás na comparação com estados vizinhos e com o eixo Rio-São Paulo.
“Sem parceria com a iniciativa privada, o Estado não tem como bancar os R$ 6,7 bilhões em investimentos necessários. Uma concessão bem planejada pode tirar o Vale da estagnação logística”.
Para o diretor de Infraestrutura da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), Leandro Eckert, destaca as vantagens do free flow, sistema que elimina praças de pedágio tradicionais: “Reduz custos operacionais, evita filas e melhora a fluidez do tráfego. O fato é que quem não pagava, agora terá de contribuir.”
O plano do Estado prevê o repasse de 415 quilômetros de rodovias estaduais por 30 anos. O total de investimentos chegaria a R$ 6,7 bilhões, com R$ 1,3 bi em recursos públicos do Fundo da Reconstrução.