Alunos da Univates promovem desfile de alerta ao desperdício

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Alunos da Univates promovem desfile de alerta ao desperdício

Moda feita com material descartável sobe o tom da crítica para descarte de roupas em perfeito estado

Alunos da Univates promovem desfile de alerta ao desperdício
Alunos de modelagem da Univates chamam atenção para o desperdício de roupas. (Fotos: Andreia Rabaiolli)
Lajeado

Todos os anos, 40 mil toneladas de roupas em perfeito estado são despejadas no deserto do Atacama. Para chamar atenção para o desperdício que acentua o lixo do planeta, alunos do curso de Modelagem do Vestuário da Univates, promovem um desfile com roupas de materiais que seriam descartados.

Blusas e vestidos feitos por eles mesmos, elaborados com retalhos de tecidos, jornal, plástico e câmaras de pneus elevam o tom para uma crítica social à indústria da moda.A ideia é conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor. Uma roupa que vai para o descarte, continua no meio ambiente.

O desfile de alunos abriu o IX Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade. A intervenção faz parte do movimento Fashion Revolution, uma iniciativa global que busca transformar a indústria da moda para que seja mais ética, sustentável, justa e transparente.

“A gente quis contar uma história com estas peças, os alunos pesquisaram e formaram estas peças conceituais”, destaca a professora do curso, Carolina Pereira Reis.

O movimento acontece durante toda esta semana. Até 27 de abril, as roupas produzidas pelos alunos ficarão expostas na Univates, convidado à reflexão sobre a indústria têxtil.

Acompanhe
nossas
redes sociais