Saúde une bem-estar físico e mental

FOCO NA PREVENÇÃO

Saúde une bem-estar físico e mental

Entre as recomendações para uma vida mais saudável, estaõ medidas simples e eficazes

Saúde une bem-estar físico e mental

A saúde não se limita à ausência de doenças, como dizia a antiga definição da Organização Mundial da Saúde. Hoje, ela é entendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. É o que afirma o médico de família, Juliano Soares Rabello Moreira.

Manter-se saudável em meio ao ritmo acelerado da vida moderna é um desafio. O médico alerta que o sedentarismo, a má alimentação, o estresse crônico e a exposição constante às telas são fatores que prejudicam a saúde, especialmente entre os jovens. “Vivemos uma rotina sobrecarregada, com pouco tempo para cuidar do corpo e da mente. Isso tem consequências claras no aumento de doenças físicas e transtornos emocionais”, explica.

Moreira também destaca o impacto dos eventos recentes, como a pandemia da Covid-19 e as inundações em várias regiões, que deixaram marcas profundas na saúde da população, sobretudo na esfera emocional. “O cuidado com a saúde mental ganhou ainda mais relevância. Muitos pacientes ainda apresentam reflexos desses traumas em consultas atuais”, destaca.

Entre as recomendações para uma vida mais saudável, o médico ressalta medidas simples e eficazes, como alimentação variada e natural; prática regular de exercícios físicos; sono de qualidade; redução do consumo de álcool e eliminação do tabaco. Além de laços sociais positivos e apoio emocional.

Além disso, ele reforça a importância de ações preventivas e exames regulares, com destaque para os rastreamentos de câncer de mama, intestino e colo do útero. Essas medidas possibilitam diagnósticos precoces, intervenções menos invasivas e maiores chances de cura.

Nesse contexto, ele cita iniciativas como o programa Cuida Bem, da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), como modelos a serem seguidos. O projeto, iniciado em 2023, oferece uma abordagem integrada de cuidados, com grupos de atividade física, palestras, apoio emocional, gerenciamento de doenças crônicas e acompanhamento de gestantes, sempre com foco na prevenção e no bem-estar.

Mesmo para quem já convive com doenças crônicas ou condições não preveníveis, Moreira reforça que é possível viver com qualidade. “Com orientação médica adequada e apoio social, é possível adaptar os hábitos e focar no que promove saúde e bem-estar”.

Acompanhe
nossas
redes sociais