Ao fim da tarde deste domingo, 13, o Grêmio entrou em campo pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, mas acabou não somando pontos. Em jogo contra o vice-líder da competição, o Flamengo, o Tricolor foi superado por 2 a 0, com dois gols de Arrascaeta.
Vindo de vitória pela Copa Conmebol Sul-Americana, tendo superado o Atlético Grau por 2 a 0 na noite de terça-feira, 8, o técnico Gustavo Quinteros fez apenas duas mudanças na escalação para o duelo pelo campeonato nacional. Com a ausência de Cristian Olivera, Camilo ingressou no meio-campo e Braithwaite voltou à equipe no lugar de Arezo.
O jogo recém havia começado quando, aos 3 minutos de partida, Arrascaeta abriu o placar. Em contra-ataque, ele aproveitou a chance após passe de Michael e chegou sozinho para driblar Tiago Volpi, empurrando para o fundo do gol. Grêmio 0 x 1 Flamengo.
A partida continuou com investidas de ambos os times, sem grandes chances de gol. Aos 14 minutos, time e torcida do Grêmio pediram mão de Gerson, após jogada de Braithwaite pela esquerda. O dinamarquês driblou a defesa, carregou até a linha de fundo e cruzou, quando a bola explodiu no volante rubro-negro, mas o árbitro não considerou pênalti.
Na sequência, o Tricolor teve novas chances com Braithwaite e Edenilson, e o Flamengo chegou com perigo aos 22 com Bruno Henrique. Aos 24, o zagueiro Rodrigo Ely sentiu lesão e teve de ser substituído. Jemerson, da mesma posição, entrou no seu lugar.
Nos lances seguintes, por duas vezes o Flamengo levou perigo concreto à área do Grêmio, com Gerson e Bruno Henrique, mas a defesa gremista foi efetiva em afastar. O Tricolor seguia trocando passes, na tentativa de chegar com efetividade na meta adversária.
Aos 43, Volpi teve que trabalhar para defender bola de Michael. O jogador do Flamengo chegou pela ponta esquerda, limpou para o meio e chutou, mas o goleiro gremista impediu o gol.
Aos 47, foi a vez do Grêmio ter a sua chance. Lucas Esteves cruzou na cabeça de Cristaldo, que mergulhou para tentar acertar o gol, mas a bola passou à esquerda da trave.
No segundo tempo, o Tricolor voltou sem mudanças. A primeira chance da etapa final foi do rubro-negro, com Michael aproveitando rebote de escanteio e chutando forte à esquerda.
Na sequência, os donos da casa adotaram postura mais ofensiva e chegaram com perigo com Pavon. Aos 5, o argentino recebeu de Braithwaite em contra-ataque pela esquerda. Ele chutou forte, mas a bola passou sobre o gol.
No minuto seguinte, novamente Pavon apareceu. Ele aproveitou a sobra em ataque e mandou uma bomba, mas o goleiro Rossi conseguiu afastar.
Aos 16, o técnico Quinteros promoveu a segunda mudança. O atacante Amuzu entrou no lugar do meio-campista Edenilson.
Apesar dos esforços gremistas, aos 22 o Flamengo acabou ampliando a vantagem. Após passe de Cebolinha, Arrascaeta avançou livre até a área Tricolor e chutou colocado. A bola entrou no canto esquerdo do gol de Volpi. Grêmio 0 x 2 Flamengo.
Na tentativa de reverter o placar, Quinteros fez novas alterações: o volante Camilo, o atacante Pavon e o meio-campista Cristaldo saíram para as entradas de Dodi, Alysson e Monsalve, das mesmas posições.
Com a partida se encaminhando para o fim, o Grêmio seguia na tentativa de balançar as redes. Aos 43, o jovem Alysson teve a última grande chance da partida, chutando em curva no cantinho, mas o goleiro Rossi conseguiu espalmar para escanteio.
Com o resultado, o Grêmio permanece com 3 pontos na tabela, em 13º lugar. O próximo adversário do Tricolor será o Mirassol, pela 4ª rodada do Brasileirão. O jogo acontecerá na próxima quarta-feira, 16, na casa do adversário, às 19h.