Assumiu oficialmente a tirularidade da 1ª Vara Criminal de Lajeado o promotor de justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior. A cerimônia ocorreu nessa sexta-feira, 11, na sede do Ministério Público. Com o reforço, o MP dispõe de sete promotores designados a diferentes atuações na comarca.
Roberto será responsável pela representação do MP no tribunal do júri, em casos de crime contra a vida, além da tramitação processual nos casos de estupro, roubos, tráfico de drogas e ocorrências similares. “Uma realização profissional atuar em Lajeado, nessa vara especializada. Vai contribuir muito para minha carreira”, especifica.
O novo promotor reforçou ainda a integração dos órgãos de segurança pública e o trabalho próximo da comunidade desempenhado pelo judiciário.
Tecnologia nas investigações
Natural de Porto Alegre, ele atuou no Vale nas comarcas de Encantado e Taquari. Ao longo da carreira na justiça pública, passou ainda pelas cidades de São Sepé, Charqueadas, Ibirubá, Parobé e São Jerônimo.
Além do trabalho em diferentes regiões do estado, Carmai esteve à frente do CyberGaeco (Grupo de Atuação Especial Ao Crime Organizado na área de Crimes Cibernéticos). Além disso, ele também integra o Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação do Ministério Público do RS, além de ser professor na área de investigação digital e inteligência artificial aplicada ao direito. “Ferramentas que podem ajudar muito na rotina de investigação e apuração de aspectos decisivos”, resumiu.