Encantado sedia pela primeira vez no Vale do Taquari a 101ª Convenção Tradicionalista neste fim de semana no CTG Giuseppe Garibaldi. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), conta com o apoio da 24ª Região Tradicionalista e o patrocínio do governo de Encantado.
A convenção é um dos eventos mais importantes do tradicionalismo gaúcho, pois é responsável por aprovar, alterar e reformar regulamentos, o código de ética e diretrizes do MTG. Também define os níveis de contribuição dos filiados, delibera sobre a criação, extinção ou desmembramento de regiões tradicionalistas e exerce outras atribuições previstas no regulamento geral da entidade.
O prefeito Jonas Calvi ressaltou os dias de grandes programações no município, desde o aniversário de 110 anos de Encantado, a inauguração do Cristo Protetor e agora a convenção. “Todos eventos do MTG são bem-vindos a Encantado”, disse.

Foto: Diogo Fedrizzi
O presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, observou que a convenção tem um significado especial por estar em Encantado, cidade que, segundo ele, demostrou força e união para se reconstruir após as enchentes. “Tenho certeza que sairemos de Encantado com o sentimento de dever cumprido”, salientou.
Para a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen da Rosa Mayer, o evento tem um papel essencial na preservação da cultura gaúcha. “Durante a convenção, são discutidos temas como história, valores e práticas tradicionalistas, garantindo que esses conhecimentos sejam transmitidos e atualizados”, destaca.
Chama Crioula
A Chama Crioula da Convenção Tradicionalista foi acesa no CTG Marciano Brum, em Soledade, no dia primeiro de abril. A cerimônia prestou homenagem a Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, mentor da ideia de construir o Cristo Protetor. A centelha partiu em cavalgada rumo a Encantado para participar da cerimônia de inauguração do monumento. A chama permaneceu acesa no Cristo Protetor até este sábado, dia de abertura da Convenção, e foi conduzida até o CTG Giuseppe Garibaldi.
Programação
12 de abril – 8h30min – Abertura
Proposições sobre Regulamento Geral e Processo Ético
Proposições da área Campeira e Cavalgadas
Proposições da área de Esportes Campeiros
13 de abril – 8h30min
Proposições da área Artística
Proposições da área Cultural
Encerramento