Reunião-Almoço da Cacis destaca papel da Aespro no fortalecimento da segurança em Estrela

Segurança Pública em Foco

Reunião-Almoço da Cacis destaca papel da Aespro no fortalecimento da segurança em Estrela

Evento reúne lideranças e autoridades para apresentar resultados e estratégias de combate à criminalidade no município

Reunião-Almoço da Cacis destaca papel da Aespro no fortalecimento da segurança em Estrela
Delegado de Estrela, Márcio de Abreu Moreno (foto: Zique Neitzke)
Estrela

A segurança pública foi o tema central da segunda Reunião-Almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) neste ano. Com o título “Aespro e a segurança em Estrela: um compromisso de todos”, o encontro trouxe à pauta o trabalho desenvolvido pela Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), destacando conquistas, desafios e o papel da sociedade civil no fortalecimento das ações de combate à criminalidade no município. As inscrições para o evento seguem abertas.

A palestra contou com a participação de membros da Aespro, além do delegado de Estrela, Márcio de Abreu Moreno, e do comandante da 2ª Companhia do 40º Batalhão da Brigada Militar, capitão Walesko De Val Baroni Gomes, ambos também integrantes da entidade.

Comandante da 2ª Companhia do 40º Batalhão da Brigada Militar, capitão Walesko De Val Baroni Gomes (foto: Zique Neitzke)

A presidente da Aespro, Elaine Strehl, apresentou um panorama das ações desenvolvidas desde a fundação da associação, em 21 de dezembro de 2020. Entre os avanços, ela destacou a compra de equipamentos para estruturar tanto o batalhão da Brigada Militar quanto a Patram, graças às contribuições de associados. “Nosso objetivo agora é viabilizar a construção de uma sede única para a BM, a Polícia Civil e a Patram. Já conseguimos a doação de uma área de terra e agora iniciamos o processo de captação de recursos”, explicou.

Presidente da Aespro, Elaine Strehl (foto: Zique Neitzke)

Resultados expressivos

O delegado Márcio Moreno trouxe dados que demonstram o impacto de uma gestão estratégica da segurança: em 2024, foram realizadas cinco grandes operações, 96 representações por ordens judiciais e 26 prisões. O município registrou apenas três homicídios: um ligado ao tráfico, um passional e um latrocínio.

Moreno também destacou projetos em andamento para o primeiro semestre, como a qualificação do atendimento a grupos vulneráveis, o combate aos crimes ambientais e à corrupção, além da busca por uma nova sede para a Polícia Civil. “A segurança garante qualidade de vida e é um fator decisivo para quem deseja viver ou investir em uma cidade”, frisou.

Já o comandante da Brigada Militar, capitão Baroni, apresentou números igualmente relevantes: queda de 66,6% nos homicídios, 75% na redução de roubos a veículos e comércios, além de 61 quilos de drogas e R$ 56,8 mil apreendidos. Ele também ressaltou projetos de prevenção como o Proerd, que formou 427 alunos em 14 escolas da cidade, e ações sociais como a Patrulha Maria da Penha e o programa Criança Feliz.

Mobilização comunitária

Como parte do compromisso com o associativismo, a Cacis organiza uma ação voluntária no dia 3 de maio, para marcar o Dia Nacional do Associativismo. A iniciativa visa contribuir com a limpeza e revitalização da Escola Colmeia, em Estrela. “Se você acredita que pode melhorar um ambiente, junte-se a essa causa. Não é obrigação, é vontade de fazer a diferença”, convidou o presidente da Cacis, Claus Wallauer

Acompanhe
nossas
redes sociais