Parceria entre Estrela e Ehrenfriedersdorf é oficializada

CONEXÃO E CULTURA

Parceria entre Estrela e Ehrenfriedersdorf é oficializada

Comitiva da cidade Alemã conheceu o município estrelense em fevereiro. Objetivo é estreitar relações entre as cidades coirmãs. Documento será entregue à prefeita alemã durante turnê dos Grupos Folclóricos

Parceria entre Estrela e Ehrenfriedersdorf é oficializada
Encontro presencial entre integrantes de Estrela e Ehrenfriedersdorf ocorre no mês de junho. (Crédito da imagem: divulgação)
Estrela

Em busca de intercâmbio cultural, Estrela oficializou Ehrenfriedersdorf como cidade coirmã. O município alemão fica localizado no estado da Saxônia e possui cerca de 5 mil habitantes. Além de estreitar relações, o objetivo é promover troca de experiências entre as localidades, bem como oportunidades de cooperação econômica.

O acordo foi firmado por reunião virtual, após a aprovação do projeto pelo Parlamento de Ehrenfriedersdorf. O secretário-adjunto de Cultura e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, comenta sobre a abrangência do acordo, o que possibilita uma ampla possibilidade de intercâmbio.

“Essa parceria vai atingir muitas pessoas. Não é uma iniciativa que viabiliza somente viagens e turismo. Muitas áreas podem se beneficiar de intercâmbios, sejam estudantes, profissionais liberais, produtores rurais, administradores. Quem faz uma viagem para um país desenvolvido, sempre traz aprendizados”, ressalta Hamester.

A procura por cidades coirmãs iniciou por conta dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, data celebrada em julho do ano passado. No entanto, uma comitiva liderada pela prefeita de Ehrenfriedersdorf, Silke Franzl, visitou Estrela no mês de fevereiro. A iniciativa de firmar a parceria entre as duas cidades partiu do município germânico.

“Assim como nós, a cidade alemã está muito entusiasmada. Eles vibraram com a oficialização desta parceria”, afirma Hamester. O documento oficial será entregue durante a 7ª Turnê dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs, momento em que a comitiva irá passar por Ehrenfriedersdorf, durante o mês de junho.

“Desde o ano passado buscamos uma cooperação. Enviamos propostas a cinco cidades, situações que ainda estão em análise”, comenta o secretário-adjunto. A expectativa é que os acordos com os demais municípios, de outras regiões da Alemanha, também avancem. O projeto de lei que firma a parceria vai à votação nos próximos dias em Estrela. “Recebemos mais de 40 grupos ao longo de 30 anos. Esse intercâmbio sempre existiu. Buscamos fortalecer”, diz Hamester.

Novas oportunidades

Com a vigência da parceria entre as duas cidades, as prefeituras passam a organizar os intercâmbios culturais. A expectativa, segundo Hamester, é receber os primeiros alemães de Ehrenfriedersdorf ainda neste ano. No entanto, o programa ainda deve ser formatado por uma comissão organizada pelo município.

“Ainda precisamos definir quais atividades serão oferecidas e também avaliar os custos. Mas com certeza serão muitas oportunidades. E ainda neste ano, vamos devolver a visita”, diz o coordenador. Estrela ainda aguarda a proposta para firmar parcerias com outras cidades da Alemanha.

Acompanhe
nossas
redes sociais